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terça-feira, 19 de agosto, 2025

Prefeitura mantém convênio com Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador

16/08/2013 – Atualizado em 16/08/2013

O convênio foi assinado em junho de 2012 e é mantido entre Prefeitura e Funtrab, responsável pela gestão do Ciat de Três Lagoas

Por: Assessoria

Desde junho de 2012, a Prefeitura de Três Lagoas mantém convênio de cooperação mútua com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), responsável pela gestão do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador de Três Lagoas (CIAT), através de convênio com o Ministério do Trabalho. Isso quer dizer que a agência do CIAT é de responsabilidade do Estado, em parceria com a Funtrab, por meio do Ministério do Trabalho.

Em Três Lagoas, o Centro conta com a parceria da Prefeitura para manter-se organizado no que se refere ao quadro de funcionários e estrutura adequada, para contribuir com empregabilidade.

CONVÊNIO

O convênio foi firmado no dia 01 de junho de 2012 e objetiva a viabilização da infraestrutura, apoio operacional técnico e de gestão que visem à instalação adequada para funcionamento do CIAT. Através do convênio firmado, a Prefeitura, desde então, é responsável por 50% da locação, bem como o total das despesas referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), respeitando as normas do Ministério do Trabalho e normas de adequação pública estadual.

A Prefeitura também é responsável por prover as adequações físicas, manutenção geral da estrutura, conservação e disponibilização de funcionários conforme necessidade do local.

A Funtrab também é responsável por 50% da locação, bem como despesas de água, luz e telefone da agência local, orientação técnica e gerencial necessárias, fornecimento de materiais de expediente e de consumo e demais utensílios de acordo com a Cláusula Terceira do Convênio de nº 2.044 de 2012.

CIAT TRÊS LAGOAS

Atualmente o CIAT de Três Lagoas conta com 15 funcionários “entre técnicos e gestores de administração de vagas, recepcionista, auxiliar de limpeza e outros”, explica a coordenadora Fátima Montanha.

Dos 15 funcionários, 5 são funcionários do Município, sendo que um deles atende o Banco da Gente que funciona no mesmo espaço. Entre os 15 funcionários está ainda uma estagiária do Programa Vale Universidade e os demais são funcionários do Estado. Segundo Fátima, atualmente estão cadastradas junto ao CIAT mais de 500 empresas, entre micro, pequenas e de grande porte.

“Nós do CIAT buscamos ampliar nosso contato com as empresas a fim de aumentar o número de vagas”, expôs Fátima.

A média de atendimentos por dia, tanto para quem vai ao local realizar seu cadastro, procurar vagas ou dar entrada no Seguro Desemprego, é de 130 pessoas. De janeiro até julho deste ano o CIAT de Três Lagoas intermediou a colocação de 455 pessoas no mercado de trabalho.

APOIO

Observando a necessidade de disponibilizar mais empregos e colocar mais pessoas no mercado de trabalho, no dia 02 de agosto a coordenadora do CIAT procurou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra.

Na oportunidade, Fátima Montanha expôs a necessidade de cadastrar algumas indústrias junto ao CIAT e também de buscar maior apoio das qualificações com o Sistema “S” (Senai, Sesc, Senac e outros) com apoio da Prefeitura que também colabora neste quesito oferecendo cursos de qualificação à população.

“Nós sempre recebemos uma atenção excelente da Prefeitura de Três Lagoas. A prefeita Marcia Moura tem nos apoiado e dado todo tipo de aparato que lhe compete e é possível ao Poder Executivo nos dar”, manifestou Fátima Montanha.

Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador de Três Lagoas (CIAT).Foto: Assessoria

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