27.6 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Prefeitura exonera 232 servidores comissionados em Campo Grande (MS)

23/05/2015 – Atualizado em 23/05/2015

Maioria exercia cargos de nomeação direta

Por: G1.com

A prefeitura de Campo Grande exonerou na sexta-feira (22) 232 servidores de cargos comissionados. Conforme divulgado pela assessoria de imprensa do Executivo municipal, as demissões vão gerar uma economia de R$ 1 milhão por mês.

A lista de 195 pessoas em cargo de nomeação direta, seis funcionários em cargos de confiança e 31 professores convocados foi publicada em edição extra do Diário Oficial da capital sul-mato-grossense (Diogrande) de sexta-feira.

O prefeito Gilmar Olarte (PP) havia solicitado a todos os secretários municipais que colaborassem na elaboração da lista de exonerados. A medida faz parte das ações de contenção de despesas para enfrentar a crisa econômica que atinge o município.

Os titulares das secretarias se comprometeram a ajustar a estrutura de pessoal ao mínimo necessário. A prefeitura garante que as medidas são necessárias para a recuperação das finanças.

Redução de gastos

Em 7 de janeiro, Olarte estabeleceu medidas para contenção de despesas em todos os órgãos públicos do município, além de maior rigor no controle do funcionalismo público. Para justificar a medida, o prefeito considera a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a necessidade de manter as finanças públicas em ordem para não prejudicar os serviços essenciais à população.

Estão sendo diminuídos em 15% os gastos com combustíveis; 30% em materiais de consumo; 30% em água, energia elétrica e telefone; e 30% em despesas diversas. O município não contratou funcionários comissionados por três meses.

O decreto suspendeu também, por seis meses, o afastamento de servidores para estudos e cursos e de professores, além de não ceder funcionários para o Estado, a União ou outras cidades.

Também não estão sendo concedidas promoções horizontais e verticais; férias, quando for necessário convocações e substituições; adicional por tempo de serviço; adicional de aperfeiçoamento profissional; além de diárias e passagens, sendo concedidas somente em caráter excepcional e autorizadas expressamente pelo prefeito.

Prorrogação

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No dia 6 de abril, o prefeito prorrogou o corte nos gastos públicos por mais seis meses. Apesar do primeiro prazo de seis meses ainda não ter se encerrado, o prefeito assinou o decreto para garantir para o segundo semestre a aplicação com qualidade dos recursos públicos, conforme divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) e a Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle (Seplanfic) continuam responsáveis por garantir o cumprimento das determinações e adotar as medidas para que continuem sendo praticadas.

Prefeitura diz que vai economizar R$ 1 mi por mêscom as demissões (Foto: Reprodução/TV Morena)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura publica resolução com a convocação de dois cargos do Processo Seletivo Unificado

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), divulgou, nesta quinta-feira, 02 de maio, a resolução nº 017/SEMAD/2024 com a...

Prefeitura de Três Lagoas promove blitz educativa sobre combate ao Aedes Aegypti

No intuito de reforçar as medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura...

Decreto cria comitê para custear e gerir fundo do programa Pé-de-Meia

Na semana passada, a Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos do incentivo frequência do Pé-de-Meia.