31/10/2013 – Atualizado em 31/10/2013
Prefeitura de Andradina diz que irá tomar sepulturas abandonadas
Por: Folha da Região
A Prefeitura de Andradina vai exumar os restos mortais dos túmulos abandonados no único cemitério da cidade. O alerta foi dado ontem pela administração municipal, que pretende abrir mais vagas no local. Conforme a Prefeitura, há risco de faltar, em breve, espaços para novos jazigos. Antes de fazer possíveis exumações no único cemitério de Andradina, o Campo Santo São Sebastião, a Prefeitura comunicou que vai promover uma ampla campanha de divulgação para encontrar os familiares responsáveis pelos túmulos em estado crítico, alertando sobre a necessidade de recuperação.
“Caso não sejam encontrados parentes dentro dos prazos, os corpos sepultados serão exumados e os restos mortais serão respeitosamente depositados no ossário do cemitério”, informa a Prefeitura, em nota, sem especificar datas. O secretário municipal Edilson Gomes da Silva diz que o Executivo tenta arrumar novas vagas há anos. “Estamos próximos de não ter mais espaço para a abertura de nenhum novo jazigo. Há vários anos a Prefeitura tenta arrumar vagas, mas agora será preciso uma ação mais efetiva”, explica Silva. O Código de Posturas de Andradina prevê a retomada dos jazigos em caráter perpétuo que estiverem em estado de abandono contínuo.
“Em alguns corredores é até difícil passar, pois não sabemos se os espaços possuem ou não jazigos”, afirma Silva, explicando que este cenário é percebido em quadras mais antigas do cemitério, onde existem sepulturas em estado de total abandono e até sem identificação. O Código de Posturas também prevê que os jazigos em “caráter comum” devem ser preservados por três anos (adultos) e dois anos (crianças), podendo ser abertos para exumação depois desse prazo. Conforme a Prefeitura, em média 20 sepultamentos são feitos por mês, mas o Executivo não informou quantos corpos



