34.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Prefeitura de Três Lagoas realiza Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral nesta sexta-feira (22)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, 22 de gosto, das 8h às 11h, o Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela.

A programação inclui diversas atividades voltadas a toda a comunidade, como orientações educativas sobre a doença, palestra sobre posse responsável de animais, microchipagem, vacinação e coleta de sangue para testagem da leishmaniose. A ação é organizada pelos setores de Promoção da Saúde, Endemias, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Entomologia, todos integrantes da SMS.

Além do evento central, ao longo desta semana a equipe da Saúde também realiza atividades educativas em escolas da rede municipal, como a E.M. General Nelson Custódio e a E.M. Marlene de Noronha. Desde o início de agosto, todas as USFs do município já vêm desenvolvendo Blitz Educativas com usuários do SUS, reforçando informações sobre prevenção e cuidados relacionados à doença.

SOBRE A DOENÇA

A leishmaniose visceral humana (LVH), também conhecida como calazar, é uma doença infecciosa crônica e grave que, se não tratada corretamente, pode levar ao óbito em até 90% dos casos. Entre os sintomas mais comuns estão febre prolongada, perda de peso, fraqueza, aumento do fígado e do baço e anemia.

A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) infectada. No Brasil, os cães domésticos são os principais reservatórios do parasita. O mosquito encontra condições ideais para se reproduzir em locais com acúmulo de matéria orgânica, como folhas secas, restos de alimentos e madeira em decomposição.

É importante destacar que o cão não transmite a doença diretamente para os seres humanos. A transmissão acontece apenas quando o mosquito infectado se alimenta do sangue do animal e, posteriormente, pica uma pessoa.

Por isso, a SMS reforça a importância dos cuidados com os animais de estimação, tanto para a saúde dos pets quanto para a proteção da saúde pública. O Dia D é mais uma oportunidade para conscientizar e mobilizar a população no combate a essa doença que ainda representa risco à vida e à qualidade de vida da comunidade.

SERVIÇO

A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela fica localizada à Rua Manoel de Faria Duque, S/Nº – Jardim Maristela.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...

Passeata “Quebrando o Silêncio” alerta sobre violência digital neste sábado em Três Lagoas

Evento será realizado às 16h na Lagoa Maior e visa conscientizar famílias, especialmente crianças e adolescentes, sobre os perigos da internet Neste sábado, dia 23...