34.5 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Prefeitura de Três Lagoas esclarece sobre aumento de pernilongos e orienta população sobre medidas preventivas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população sobre o aumento de pernilongos registrados nos últimos dias em diversos bairros da cidade.

De acordo com a coordenação de Endemias, o pernilongo comum (Culex quinquefasciatus) tem se desenvolvido em grande quantidade, principalmente em fossas, bueiros e locais com acúmulo de água, o que favorece a sua proliferação e a consequente presença em residências.

Fumacê só em casos de epidemia

Com as reclamações, muitos moradores têm solicitado a aplicação da borrifação, conhecida popularmente como “fumacê”. No entanto, a Secretaria de Saúde esclarece que a aplicação do UBV pesado (Ultra Baixo Volume) só pode ser realizada em situações de surto ou epidemia, quando há risco comprovado à saúde pública.

Já a borrifação com bomba costal motorizada é utilizada apenas em locais específicos, em casos notificados, delimitando áreas de ação. O produto disponibilizado tem finalidade exclusiva para esse tipo de ocorrência, e sua utilização exige prestação de contas oficial e rigorosa.

Uso indiscriminado traz riscos

A aplicação frequente e sem controle de inseticidas pode causar resistência nos mosquitos, reduzindo a eficácia dos produtos. Além disso, o uso inadequado pode gerar desequilíbrio ambiental, afetando insetos benéficos, como as abelhas, e predadores naturais dos mosquitos.

Orientações à população

A Prefeitura reforça que, embora compreensível o incômodo causado, a colaboração da população é essencial para reduzir a presença de pernilongos. Algumas medidas simples podem ajudar:

  • Manter caixas d’água, ralos e fossas sempre vedados;
  • Evitar acúmulo de água em recipientes, quintais e calhas;
  • Manter bueiros limpos e livres de resíduos que favoreçam o acúmulo de água;
  • Usar telas em janelas e portas para reduzir a entrada dos insetos nas residências;
  • Usar repelentes;
  • Usar inseticidas em casa e no trabalho, se possível.

A Secretaria de Saúde destaca que segue monitorando a situação e orienta a população a manter os cuidados preventivos em suas residências.

Assessoria da prefeitura de três lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caixa paga saque do FGTS para demitidos a partir de segunda-feira

Saldo bloqueado será liberado a trabalhadores demitidos entre 2020 e 2025 em duas parcelas A Caixa Econômica Federal iniciará, em 29 de janeiro, o pagamento...

Matrículas presenciais da REME 2026 começam em janeiro em Três Lagoas

Confirmação de vagas ocorre após divulgação das listas de designação, nos dias 14 e 28 de janeiro de 2026 Com o encerramento da primeira fase...

Dengue não tira férias e pode matar: prefeitura reforça alerta

Mesmo no período de descanso, cuidados contra o Aedes aegypti precisam ser mantidos para evitar casos graves da doença Mesmo durante as férias, o perigo...