19/03/2015 – Atualizado em 19/03/2015
Prefeitura de Três Lagoas acomoda alunos em local que parece música de Vinícius de Moraes “Era uma casa muito engraçada…”
A garagem dos fundos funciona como uma sala de aula, a cozinha também. Não há ventilador nos espaços de, no máximo, 12 metros quadrados. A publicação do Diário Oficial indica aluguel de R$ 20.400,00, para locar a residência que “virou” extensão de CEI.
Por: Érika Moreira
Com alunos estudando na garagem do fundo da casa, dois banheiros, sendo um dentro de uma das salas e outro no corredor, cozinha “transformada” em sala de aula, salas minúsculas – todas sem ventilador e, por fim, a secretaria da Extensão do CEI funcionando na área da frente, foi inaugurada a Extensão do Centro de Educação Infantil (CEI), Nilza Tebet. A residência foi alugada dia 13 de março e as aulas começaram nesta quarta-feira (18). O local não possui adequações para abrigar 146 crianças entre quatro a cinco anos, pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (MS).
A publicação do aluguel do imóvel, situado na Rua Visconde de Tamandaré, 1167, no Bairro Vila Nova, foi feita nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial dos Municípios (DOM). Segundo consta, o valor é de R$ 20.400,00. Entretanto, não especifica se é pelo período letivo ou por mês. Segundo a diretora do CEI Nilza Tebet, Iolanda Carneiro Barros, e sua adjunta, Silvana Batista dos Santos, elas e alguns pais que “encontraram” esse prédio e avisaram a Secretaria de Educação.
“Estávamos desesperados para encontrar uma casa que pudesse ser nossa Extensão. Quando vimos que aqui estava para alugar, avisamos a Secretaria que, rapidamente, fechou o contrato”, conta Iolanda.
A equipe de reportagem da Rádio Caçula percorreu todo o imóvel e constatou as diversas irregularidades para que o local pudesse ser classificado como um Centro Infantil. Confira as fotos:
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
Quando o secretário Municipal de Educação, Mário Grespan Neto, prestou esclarecimentos à população e aos vereadores durante a sessão da Câmara, em 24 de fevereiro, ele foi categórico ao prometer que bastariam dois dias para deixar a extensão apta para receber os alunos.
“Estou aguardando a Prefeitura nos apresentar o imóvel. Assim que isso acontecer, eu prometo que, em dois dias, nós transformaremos o local em um Centro de Educação Infantil”, garantiu na tribuna.
MERENDA
Além de estudarem em local sem condições físicas, os alunos da Extensão têm refeições diferenciadas dos estudantes, com a mesma faixa etária, do Nilza Tebet.
Enquanto no CEI, as crianças, entre quatro e cinco anos, recebem a mesma alimentação que as demais com idades inferiores; na Extensão a merenda é fria, vinda de uma padaria.
“As crianças com quatro anos do CEI, como estudam lá, servimos café da manhã e almoço, como as de menos idade. Já aqui na Extensão, por serem crianças com quatro ou cinco anos e a Lei permite servirmos apenas merenda, às 9h fornecemos lanche composto por pão com presunto e queijo e um copo de suco”, alega Iolanda Carneiro.
Nossa equipe de reportagem da Rádio Caçula irá acompanhar se as melhorias prometidas para tornar o local apto estarão sendo cumpridas em curto espaço de tempo, conforme garantiu a diretora.

-
Content section component
-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-



