11.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho, 2026

Prefeitos da região temem perder hidrelétricas para Estado vizinho

14/08/2015 – Atualizado em 14/08/2015

Por: Folha da Região

Castilho e Ilha Solteira temem perder para o Estado do Mato Grosso do Sul as sedes das hidrelétricas instaladas nos dois municípios, ambas no rio Paraná. Os prefeitos das duas cidades paulistas confirmam o risco, que pode se concretizar com o lançamento do edital para concessão dos dois empreendimentos, previstos para irem a leilão em setembro.

O prefeito Joni Buzachero (PSDB), de Castilho, enviou ofícios a políticos paulistas, incluindo o governador Geraldo Alckmin e os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Marta Suplicy (sem partido), no final do mês passado, pedindo apoio para que a mudança não aconteça. Sem revelar a fonte, ele afirmou que obteve a informação de que o endereço da sede da hidrelétrica de Jupiá que constará no edital é o município sul-mato-grossense de Três Lagoas.

O tucano ainda disse que isso também poderá acontecer com a hidrelétrica Ilha Solteira, no município de mesmo nome, que perderia a sede para a vizinha Selvíria, do outro lado do rio Paraná. Buzachero alertou que as duas alterações, se concretizadas, representarão “um colapso socioeconômico” para as duas prefeituras paulistas.

ILHA

O prefeito Bento Carlos Sgarboza (DEM), de Ilha Solteira, município com 26.642 habitantes, adiantou que a definição da sede da hidrelétrica é bastante complicada e abre campo para várias interpretações, da casa de forças do empreendimento até os limites do corpo d’água – que se modificou com o represamento -, sem esquecer do financiamento paulista para erguer a hidrelétrica.

“Uma das questões é como você vai tirar uma usina de um Estado que foi construída com o próprio dinheiro desse Estado”, disse Sgarboza, na quarta-feira (12), durante entrevista a uma rádio comunitária do município.

CESP

Até que as novas concessões das hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá sejam efetivadas, elas continuam sendo operadas pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo). Segundo a empresa paulista, a eventual transferência das usinas vai depender dos processos de licitação.

“O Ministério de Minas e Energia fez, em junho, uma consulta à Cesp, que concordou em operar as usinas após o término das concessões até a realização de leilão”, informou a empresa de geração de energia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frio avança e Três Lagoas terá quarta-feira gelada com chuva, ventos fortes e máxima de apenas 14°C

Cemtec alerta para continuidade da frente fria no estado, que enfrenta a onda de frio mais intensa de 2026 com risco de geadas e temperaturas próximas de zero grau

VÍDEO: Quina de São João sorteia R$ 260 milhões neste domingo; saiba como participar

A expectativa é grande para o sorteio da Quina de São João, que acontece neste domingo (28), com prêmio estimado em R$ 260 milhões....

Bailarinas de Três Lagoas conquistam títulos e se destacam em festival de dança em Andradina

O talento e a dedicação das bailarinas de Três Lagoas brilharam durante uma competição realizada em Andradina (SP). Representando o município, alunas da Secretaria...