20.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Prefeito tem mandato cassado em MS

24/07/2013 – Atualizado em 24/07/2013

Por: G1/MS

O juiz da 33ª zona eleitoral de Mundo Novo, Eduardo Floriano Almeida, cassou os mandados de Vanderlei Bispo de Oliveira (PT) e Gabriel José Klasmann (PSDB), respectivamente, prefeito e vice de Japorã, a 477 quilômetros de Campo Grande. Como venceram a eleição de 2012 com mais de 50% dos votos válidos, a cidade pode ter novo pleito. Seria a sexta eleição suplementar em Mato Grosso do Sul.

Na decisão, publicada na edição desta quarta-feira (24) do diário oficial da Justiça Eleitoral, o magistrado condena a dupla pela prática de gastos ilícitos de recursos na campanha. Também decreta a inelegibilidade dos dois pelos próximos oito anos e orienta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) a publicação de resolução para eleição suplementar.

O advogado dos políticos, Edson Guerra Carvalho, disse ao G1 que vai recorrer ao TRE.

A acusação é abuso de poder econômico e pagamento irregular, como cabos eleitorais em dinheiro, o que contraria a legislação eleitoral, que orienta que seja feito em cheque. Conforme o magistrado, o pagamento irregular girou em torno de R$ 51 mil reais, o que corresponde a 20% do total movimentado pela chapa na disputa.

Diante disso, o juiz afirma que “não se pode aceitar como legítimo o fato do candidato sacar mais de cinquenta mil reais e ‘colocar no bolso’, parte deste, quatro dias antes do pleito eleitoral para quitar despesas de campanha da forma como entender conveniente”.

“A verdade é que os impugnados realizaram pagamentos com recursos em espécie em valores que fogem aos critérios legais”, prossegue Almeida na decisão. Segundo ele, a irregularidade interferiu na “lisura e a transparência do pleito eleitoral”.

Fora de época
Eleitores sul-mato-grossenses já voltaram às urnas em cinco cidades desde 2012. No dia 3 de março, Sidrolândia e Bonito tiveram eleições suplementares. Já no dia 7 de julho, a população em Bela Vista, Figueirão e Jardim também votou novamente para escolher seus prefeitos.

Prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo de Oliveira(PT).Foto:Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feira Central recebe mais uma ação itinerante de vacinação contra a gripe neste sábado (27)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, realiza neste sábado, dia 27 de junho, mais...

Morre Marcelo Miranda, ex-governador de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul amanheceu de luto nesta terça-feira (23) com a notícia da morte de Marcelo Miranda Soares, ex-governador do Estado. Ele tinha...

Jaime Verruck destaca transformação econômica de MS e aponta novos desafios do desenvolvimento

Ex-secretário do governo Riedel detalha bastidores do crescimento do Vale da Celulose, avanços logísticos e projeções políticas durante entrevista à Rádio Caçula