28 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

Prefeito de Inocência destaca crescimento ordenado e prioriza saúde e habitação

Antônio Ângelo Garcia dos Santos afirma que município vive “dor do crescimento”, mas mantém foco em educação, infraestrutura e moradias populares

A tarde do 7º Congresso Florestal em Três Lagoas foi dedicada a um tema de grande relevância para a região: os benefícios e desafios das cidades que servem de âncoras para os megaempreendimentos florestais. A mesa redonda “Políticas Públicas: Os Benefícios e Desafios das Cidades Âncoras dos Megaempreendimentos Florestais” foi moderada por Junior Ramires, sócio-diretor das Empresas Ramires e presidente da REFLORE/MS.

O debate contou com a participação dos prefeitos de importantes municípios do Mato Grosso do Sul: Cassiano Rojas Maia de Três Lagoas, Roberson Moureira de Ribas do Rio Pardo e Antônio Ângelo Garcia dos Santos de Inocência. Juntou-se a eles Cleyton Silva, vice-prefeito de Bataguassu.

A discussão abordou a forma como as políticas públicas estão sendo moldadas para lidar com o rápido crescimento populacional e econômico, o que exige planejamento em infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. A mesa permitiu uma troca de experiências sobre como cada município enfrenta seus próprios desafios, buscando maximizar os benefícios do desenvolvimento do setor florestal, garantindo ao mesmo tempo que a qualidade de vida da população seja mantida e melhorada.

O painel também reservou um momento para perguntas do público, permitindo a interação direta com os gestores municipais e aprofundando o debate sobre as necessidades e oportunidades de cada cidade. O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, conhecido como Toninho, reforçou que o município tem buscado crescer de forma organizada, sem perder o equilíbrio social. “Até agora, e não vai ter facilidade para isso, estamos crescendo dentro de uma situação de conforto das famílias. Não tivemos invasões, fechamos todas as portas. A Inocência vai crescer de dentro para fora, arrumada, para não virar um caos que ninguém controla”, destacou.

Segundo o prefeito, a educação tem recebido atenção especial, com reformas, ampliações e novas unidades em construção. Uma creche com capacidade para 280 crianças está lotada, mas outra, reformada, atende mais 80 vagas, além de uma nova unidade para 220 crianças em andamento. O município ainda aguarda uma nova escola estadual para o ensino médio e a construção de escolas do SESI e SENAI, em parceria com a Fiems, para garantir formação profissional.

Na infraestrutura, Toninho afirma que até o fim de 2025 toda a cidade estará 100% pavimentada no perímetro urbano já consolidado. “Todos os novos loteamentos só serão liberados com infraestrutura completa”, garantiu.

Saúde e habitação como prioridades

O prefeito reconheceu que os maiores desafios estão na saúde e na habitação. Ele destacou o trabalho do médico Fernando, parceiro do prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, que vem reforçando a equipe de saúde local. “Não é fácil, mas é um trabalho brilhante, cuidando da população como precisa”, afirmou.

Na habitação, a prefeitura já entrega 102 casas populares, deve iniciar outras 200 nos próximos 60 dias e prevê mais 620 em parceria com a iniciativa privada, além de um novo loteamento de 25 hectares que garantirá 550 lotes para famílias de baixa renda. “Temos cerca de 800 famílias cadastradas que precisam de moradia. É um sonho de muitos anos que começa a se realizar”, disse.

Toninho também lembrou do impacto do chamado “Boradias”, que vem pressionando famílias a deixarem a cidade por causa dos altos aluguéis, chegando a R$ 4 mil. “É triste ver moradores indo embora, mas estamos trabalhando para oferecer alternativas com novas casas e lotes populares”, ressaltou.

Economia e empregos em alta

O prefeito destacou ainda que Inocência passa por um momento de expansão econômica sem precedentes, com a chegada de grandes empreendimentos, como a Arauco, Suzano, Eldorado e Bracell. Somente a fábrica da Arauca deve empregar entre 14 e 15 mil operários. “Hoje é difícil encontrar alguém sem trabalho em Inocência. Esse sempre foi o sonho dos administradores: garantir emprego e renda para nossa população”, afirmou.

Para o prefeito, o crescimento traz desafios, mas também oportunidades. “Muitos reclamam da quantidade de pessoas que chegam, mas precisamos ver que é a dor do crescimento. Eu tenho uma missão e vou cumpri-la com fé em Deus e apoio da população. É difícil, sim, mas é um desafio maravilhoso”, concluiu.

O sucesso do 7º Congresso Florestal e do Show Florestal é resultado da colaboração de importantes parceiros. O evento conta com o patrocínio master de grandes nomes do setor, como Arauco, Bracell, Eldorado Brasil e Suzano, além do apoio do Sistema Fiems, Sesi-Senai e Senar Mato Grosso do Sul. Como patrocinadores Gold, destacam-se Eco Brasil Bioenergia, Lacan Florestal e Manulife Investment Management.

A organização é da Malinovski, e a realização da Reflore MS. O evento também conta com o apoio master do Sebrae e da SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e apoio regional do Shopping Três Lagoas, reforçando a sinergia entre o setor público e privado para impulsionar o desenvolvimento do “Vale da Celulose”.

Com colaboração de Augusta Rufino

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CarnaTrês 2026 reúne foliões em três dias de festa e premia blocos carnavalescos em Três Lagoas

Evento contou com shows, programação infantil e desfiles de blocos , Os Vira Latas conquistou o título de campeão da edição

MS mantém segurança hídrica e abastecimento regular em cidades atendidas pela Sanesul

Companhia destaca investimentos contínuos e planejamento para garantir fornecimento de água tratada em 68 municípios. Em meio ao cenário nacional marcado por debates sobre insegurança...

Governo de MS regulamenta jornada de servidores da saúde em unidades com atendimento 24 horas

Decreto publicado nesta quarta-feira prevê carga de seis horas diárias ou escala de 12 por 36 para profissionais vinculados à Secretaria Estadual de Saúde O...