29.9 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Prefeita prestigia Encontro Regionalizado com a Rede Socioassistencial

08/10/2013 – Atualizado em 08/10/2013

Um dos objetivos do evento é reconhecer as possibilidades e potencialidades que o Município possui para construir coletivamente a sua rede

Por: Assessoria

O município de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, sediou nesta segunda-feira (7), o Encontro Regionalizado com a Rede Socioassistencial, no CRASE “Coração de Mãe”, com a participação de servidores municipais da Assistência Social, gestores e representantes dos municípios da região do Bolsão.

A secretária de Assistência Social, Maria Lucia Firmino, desejou boas vindas aos representantes dos outros municípios e reforçou a importância do encontro que visa “discutir as políticas de Assistência Social e os serviços, financiamento, controle, entre outros”.

Para a representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Margareth Rodrigues da Cruz, o momento também foi de ouvir os representantes de cada município que desenvolvem trabalhos complexos em alguns momentos. “O nosso objetivo é discutir a cerca da política de Assistência Social, mais especificamente a Rede Socioassistencial. Essa é uma política pública como as outras, tem suas normas e regras que devem ser seguidas”, concluiu.

Também presente na abertura do encontro, o vereador Antônio Luiz (Tonhão) Teixeira Empke Júnior (PMDB) desejou que o encontro traga bons resultados a todos que participaram. “É um encontro de vários municípios para discutir as políticas públicas de Assistência Social e que esses debates venham somar e acrescentar ao conhecimento de vocês”, disse.

Em sua fala a prefeita Marcia Moura destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e parabenizou a todos pela iniciativa “que dá oportunidade dos gestores e representantes trocarem experiências com outros profissionais da área, enriquecendo conhecimentos e fortalecendo a Rede Socioassistencial”, disse.

Durante o dia foram debatidos diversos assuntos através de painéis: Painel I – Rede Socioassistencial, Margareth Rodrigues da Cruz; Painel II – Terceiro Setor, Sergio Wanderly Silva; Painel III – Controle Social, Naelson da Silva Ferreira e Painel IV – Financiamento, Margareth Rodrigues da Cruz.

Na ocasião, também foram escolhidos e apresentados os representantes para o Seminário em Campo Grande.

Fizeram parte da mesa de autoridades a secretária de Assistência Social, Maria Lucia Firmino; representante de entidades e do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/MS, Naelson da Silva Ferreira; o presidente do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social – COEGEMAS, Sergio Wanderly Silva; representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Margareth Rodrigues da Cruz; e o vereador Tonhão.

A abertura do evento contou ainda com uma apresentação cultural dos alunos do CRASE “Coração de Mãe”.

ENCONTRO REGIONALIZADO COM A REDE SOCIOASSISTENCIAL

O encontro é uma iniciativa da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso do Sul (CIB/MS) que instituiu um grupo de trabalho para discutir sobre definição, fiscalização, cofinanciamento e inscrição de entidades através da Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social, nº 16, de 5 de maio de 2010, o qual tirou como proposta a realizaçãode encontros regionais com a Rede Socioassistencial Privada de cada município do Bolsão Sul-matogrossense, composto pelas cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

O Encontro regional tem como público alvo representantes de entidades socioassistenciais como Conselhos Municipais de Assistência Social, representantes do Executivo, representantes do Legislativo, gestores e técnicos da Política de Assistência Social.

A base metodológica proposta para o Encontro Regionalizado com a Rede Socioassistencial se assenta sob a lógica da avaliação local, ou seja, os encontros regionalizados terão por incumbência o ato de conferir e avaliar considerando alguns instrumentos, a maior parte deles constituídos no âmbito do próprio município.

Essa base de metodologia possui muitas vantagens tendo em vista que um dos principais objetivos dos Encontros Regionalizados é a discussão sobre definição, fiscalização, cofinanciamento e inscrição de entidades; avaliar, propor o fortalecimento e a consolidação da Rede Socioassistencial de cada município do Bolsão Sul-matogrossense.

AVALIAÇÃO LOCAL

A avaliação local, realizada de forma organizada, propicia o conhecimento de gestores, trabalhadores, usuários, entidades e conselheiros sobre a história da Rede Socioassistencial, ocorrida em diferenciadas conjunturas políticas. Ao mesmo tempo, permitem analisar os avanços, as conquistas, os desafios e as dificuldades colocadas para construção e consolidação da Rede Socioassistencial em cada município, considerando suas especificidades.

Com isso, será possível avaliar e propor tendo como suporte a realidade municipal, o que garante qualidade ao debate a ser efetuado podendo representar um importante passo em direção a superação dos obstáculos à realização da Rede Socioassistencial.

OBJETIVO DO ENCONTRO

É uma oportunidade de compreender tais entraves e, sobretudo, reconhecer as possibilidades e potencialidades que o município possui para construir coletivamente a sua rede.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem com tornozeleira eletrônica é preso após agredir ex-mulher e danificar moto em Três Lagoas

Suspeito de 23 anos, em liberdade condicional há apenas quatro dias, descumpriu medida protetiva, fez ameaças e foi detido pela Polícia Militar no Centro...

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário...

Interno morre durante partida de futebol em presídio de Três Lagoas

Detento de 38 anos sofreu mal súbito durante jogo, onde Polícia Civil investiga causa da morte.