15.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Prefeita prestigia abertura da Feira do Livro “Cidade das Letras”

Educação – 28/06/2012 – 14:06

A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou na manhã desta quinta-feira (28) da abertura da Feira do Livro “Cidade das Letras”, que é parte do movimento cultural “Caminhos da Leitura” e que estará à disposição da população três-lagoense até o dia 1º de julho, ao lado da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, das 9h às 21h.

A I Feira do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul é parte do Projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional de Feiras de Livros, que é o calendário de feiras realizadas anualmente no País, com o objetivo de promover o livro, a literatura e a leitura. O calendário das feiras foi sistematizado pela Fundação da Biblioteca Nacional – FBN e Ministério da Cultura (MinC).

Outras duas cidades pólos do Estado, Dourados e Campo Grande, já sediaram a Feira do Livro “Cidade das Letras”. Durante os dias do evento, várias editoras irão expor seus livros e publicações diversas, além de promover uma variada programação com bate-papos, palestras e debates literários.

De acordo com a coordenadora de Políticas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e coordenadora geral do evento, Carla de Brito Ribeiro Carvalho, a Feira do Livro “Cidade das Letras” tem a iniciativa de incrementar as metas do Plano Estadual do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul (PELL-MS). “Na semana passada estivemos nas cidades de Dourados e Campo Grande. Com este evento e apoio de parcerias, trabalhamos metas implantadas em Mato Grosso do Sul para torná-lo um Estado leitor”, destacou Carla.

Em sua fala, a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, apresentou a feira e pediu aos pais para levarem seus filhos para conhecer o espaço dedicado à leitura. “Assumimos o desafio de realizar as três feiras do livro e leitura. O estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a implantar o Plano do Livro e da Leitura. Que vocês participem e tragam seus filhos pequenos para incentivar as crianças a serem leitores”, reforçou Nilene.

Para a prefeita Márcia Moura, este evento abre oportunidades aos alunos e os aproxima da leitura rompendo importantes barreiras. “Esta feira oportuniza aos alunos a experiência em novos projetos, caminhos e o manuseio com os livros, somando favoravelmente ao processo de ensino aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, pontuou Márcia.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), em parceria com a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), com as Prefeituras.

Acompanharam a abertura da Feira os secretários municipais Mario Grespan (Educação e Cultura); a diretora de Cultura, Vickie Vituri; Eliane Brilhante (Saúde); José Estevão Moraes Palma (Meio Ambiente), Sávio Bernardes (Esportes, Juventude e Lazer); Marco Garcia (Desenvolvimento Econômico); presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Eurides Silveira de Freitas; diretora do Núcleo de Tecnologia, Marluce Salim Pelisão; e demais servidores e diretores municipais.

ATIVIDADES

A Feira do Livro “Cidade das Letras” oferece diversas atividades aos visitantes, como por exemplo, o “Pátio dos Livros”, local onde expositores locais e nacionais disponibilizam livros para a venda; “Bate papo na Estrada” que são palestras e debates literários com professores e especialistas; “Na Carona” debates com professores, jornalistas e especialistas da educação; “Estacionamento Infantil”, espaço reservador para crianças com várias atividades lúdicas, oficinas de ilustração, poesia, peças infantis e “contação” de histórias, que serão de responsabilidade do Grupo de Teatro Identidade, vinculado ao Departamento Municipal de Cultura; “Oficina do Professor”, consiste em oficinas e workshops com professoras que poderão conhecer novos conteúdos disponibilizados pelas editoras participantes; “Cine Livro” será realizado no Centro Cultural “Irene Marques Alexandria” e exibirá filmes nacionais com sessões às 10h e às 18h, sendo eles “Quincas Berro D’água”, “Meu Nome não é Johnny”, “O Casamento de Romeu e Julieta”, “O Bem Amado”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Brasil Amado”, “O Coronel e o Lobisomen” e “Os Normais 2”; além do “palco aberto” que terá apresentações artísticas todas as noites às 19h.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas garante verba do Mercosul; US$ 16 milhões será dividido com outro município

Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina Três Lagoas foi incluída entre os municípios...

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.