Educação – 28/06/2012 – 14:06
A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou na manhã desta quinta-feira (28) da abertura da Feira do Livro “Cidade das Letras”, que é parte do movimento cultural “Caminhos da Leitura” e que estará à disposição da população três-lagoense até o dia 1º de julho, ao lado da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, das 9h às 21h.
A I Feira do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul é parte do Projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional de Feiras de Livros, que é o calendário de feiras realizadas anualmente no País, com o objetivo de promover o livro, a literatura e a leitura. O calendário das feiras foi sistematizado pela Fundação da Biblioteca Nacional – FBN e Ministério da Cultura (MinC).
Outras duas cidades pólos do Estado, Dourados e Campo Grande, já sediaram a Feira do Livro “Cidade das Letras”. Durante os dias do evento, várias editoras irão expor seus livros e publicações diversas, além de promover uma variada programação com bate-papos, palestras e debates literários.
De acordo com a coordenadora de Políticas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e coordenadora geral do evento, Carla de Brito Ribeiro Carvalho, a Feira do Livro “Cidade das Letras” tem a iniciativa de incrementar as metas do Plano Estadual do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul (PELL-MS). “Na semana passada estivemos nas cidades de Dourados e Campo Grande. Com este evento e apoio de parcerias, trabalhamos metas implantadas em Mato Grosso do Sul para torná-lo um Estado leitor”, destacou Carla.
Em sua fala, a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, apresentou a feira e pediu aos pais para levarem seus filhos para conhecer o espaço dedicado à leitura. “Assumimos o desafio de realizar as três feiras do livro e leitura. O estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a implantar o Plano do Livro e da Leitura. Que vocês participem e tragam seus filhos pequenos para incentivar as crianças a serem leitores”, reforçou Nilene.
Para a prefeita Márcia Moura, este evento abre oportunidades aos alunos e os aproxima da leitura rompendo importantes barreiras. “Esta feira oportuniza aos alunos a experiência em novos projetos, caminhos e o manuseio com os livros, somando favoravelmente ao processo de ensino aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, pontuou Márcia.
O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), em parceria com a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), com as Prefeituras.
Acompanharam a abertura da Feira os secretários municipais Mario Grespan (Educação e Cultura); a diretora de Cultura, Vickie Vituri; Eliane Brilhante (Saúde); José Estevão Moraes Palma (Meio Ambiente), Sávio Bernardes (Esportes, Juventude e Lazer); Marco Garcia (Desenvolvimento Econômico); presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Eurides Silveira de Freitas; diretora do Núcleo de Tecnologia, Marluce Salim Pelisão; e demais servidores e diretores municipais.
ATIVIDADES
A Feira do Livro “Cidade das Letras” oferece diversas atividades aos visitantes, como por exemplo, o “Pátio dos Livros”, local onde expositores locais e nacionais disponibilizam livros para a venda; “Bate papo na Estrada” que são palestras e debates literários com professores e especialistas; “Na Carona” debates com professores, jornalistas e especialistas da educação; “Estacionamento Infantil”, espaço reservador para crianças com várias atividades lúdicas, oficinas de ilustração, poesia, peças infantis e “contação” de histórias, que serão de responsabilidade do Grupo de Teatro Identidade, vinculado ao Departamento Municipal de Cultura; “Oficina do Professor”, consiste em oficinas e workshops com professoras que poderão conhecer novos conteúdos disponibilizados pelas editoras participantes; “Cine Livro” será realizado no Centro Cultural “Irene Marques Alexandria” e exibirá filmes nacionais com sessões às 10h e às 18h, sendo eles “Quincas Berro D’água”, “Meu Nome não é Johnny”, “O Casamento de Romeu e Julieta”, “O Bem Amado”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Brasil Amado”, “O Coronel e o Lobisomen” e “Os Normais 2”; além do “palco aberto” que terá apresentações artísticas todas as noites às 19h.
Fonte: Assessoria de Comunicação