Educação – 02/07/2012 – 14:07
A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada dos secretários municipais Marco Garcia (Desenvolvimento Econômico) e Mário Grespan (Educação e Cultura), participou na manhã desta segunda-feira (2), no auditório do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande ,do lançamento do Programa Senai Educa.
O Programa visa atender às demandas das indústrias de Mato Grosso do Sul por mão de obra qualificada com a oferta de 25,8 mil vagas, a maioria gratuita, a partir do segundo semestre de 2012, em 143 cursos de modalidades de educação profissional técnica de nível médio, qualificação profissional, iniciação profissional, especialização profissional, superior e pós-graduação distribuídos por 23 cidades.
Do total das 28.048 vagas que serão oferecidas, 25.810 vagas serão gratuitas, já incluindo 18.475 vagas disponibilizadas com recursos próprios do Senai e 7.335 vagas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Durante o lançamento do programa, alunos dos cursos da ação Fiems/Senai contaram suas experiências ao longo das aulas. “Há onze anos tinha parado de estudar, com incentivo da minha irmã fiz minha inscrição e para minha surpresa fui uma das aprovadas para o curso técnico de segurança do trabalho. Vejo minha vida completamente diferente do que era há oito meses. Meu campo de visão mudou e procuro estudar muito, não quero parar por aqui e incentivo todos os jovens a buscar qualificação”, disse Ivani Melo, aluno do curso técnico de Segurança do Trabalho do PRONATEC.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, falou da importância do lançamento deste projeto que é o maior programa de qualificação profissional do Estado. “Vamos envolver a educação em 23 municípios do nosso Estado, assim como realizamos aqui em Campo Grande. Nosso objetivo é investir nas pessoas, melhorando os salários e a qualidade de vida. Tivemos vários depoimentos hoje que mostraram que o caminho é esse”, destacou Longen.
Participaram do lançamento a secretária de Estado de Educação, Maria NileneBadeca da Costa; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Nery Sá e Silva Azambuja; demais representantes de entidades da ação Fiems/Senai; prefeitos de vários municípios do Estado; o gerente do Senai em Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos Reginaldo e o gerente administrativo do grupo Avanti, Nelson UbyrajaraTruzzi Tupy.
INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES
O Senai Educa irá atender as cidades de Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Ivinhema, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
Do total de 143 cursos, 110 são de qualificação profissional distribuídos em 18 áreas tecnológicas, 19 são de nível técnico, 6 de iniciação profissional, 5 superiores, 2 de especialização profissional e 1 de pós-graduação.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, este programa vem somar junto ao crescimento de Três Lagoas e a crescente demanda por mão de obra qualificada. “Este Programa traz mais segurança para os investidores com a qualificação da mão de obra e a aprendizagem contínua que garantirá retorno para os investimentos que serão feitos no Município”, concluiu Marco.
De acordo com Adevaldo, após o lançamento do Programa será feito um planejamento para a divulgação dos cursos em Três Lagoas. “Com o envolvimento da comunidade e a participação da Administração Municipal através das secretarias de Educação e Cultura, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social essas oportunidades se solidificam, tornam as coisas mais fáceis para a eficácia e execução da gestão do processo”, acrescentou o gerente do Senai em Três Lagoas.
Já o representante do Grupo Avanti, destacou a importância da qualificação da mão de obra pela perspectiva das indústrias e empresas que necessitam de profissionais bem preparados. “Na área têxtil, por exemplo, a maior dificuldade é encontrar qualificação para o setor de costura. Tínhamos a necessidade de programas como esse, pois mão de obra existe, só precisa ser qualificada”, pontuou Tupy.
Para a prefeita Márcia Moura é fundamental que o Município solidifique esse tipo de parceria “que contribui para a formação e qualificação da mão de obra de nossos jovens e também oportuniza a capacitação para aquelas pessoas que há muito tempo não estudam, mas fazem parte do crescimento de Três Lagoas e buscam capacitação para ingressar no mercado de trabalho de nossa Cidade que oferece muitas vagas de trabalho”, finalizou Márcia.
Fonte: Assessoria de Comunicação