16.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Prefeita participa da inauguração da Unidade de Saúde Prisional

04/08/2014 – Atualizado em 04/08/2014

Ala de Saúde da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, danificada na rebelião de 2006, foi totalmente reformada e equipada

Por: Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada da secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante, esteve na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, na tarde da última quinta-feira (31 de julho), onde participou da inauguração das obras de reforma, ampliação, reestruturação e entrega de novos equipamentos e materiais da Unidade de Saúde Prisional Masculina.

A obra de construção e reforma foi executada pelos internos daquele Estabelecimento Penal, com a revitalização do consultório médico, consultório odontológico, sala de observação, sala de reunião, copa, banheiro para servidores e sala de estoque de materiais e medicamentos.

Resultado de convênio de parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Divisão de Saúde da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), foram executados serviços de restauração e pintura de paredes, reforma das instalações elétricas e hidráulicas, troca de pisos e revestimentos, ar condicionado e outros.

Essa ala de saúde havia sido totalmente destruída e equipamentos danificados na rebelião de 2006, como lembrou o diretor do Presídio de Segurança Média, Edmar Prado.

Na solenidade, entre as demais autoridades presentes, estava a Chefe de Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves. Ela ressaltou que a ala de saúde da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, com a reforma e novas instalações, está entre as melhores do Estado.

“Todas as Penitenciárias do Estado contam com uma área, destinada à saúde, mas, com certeza, a estrutura aqui montada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está entre as melhores do Estado”, disse, agradecendo o apoio que a prefeita Marcia Moura dá à saúde dos internos, que cumprem pena em Três Lagoas.

Por sua vez, a prefeita de Três Lagoas, em seu pronunciamento, voltou a afirmar o compromisso de sua Administração, em ações voltadas aos internos das Penitenciárias, nas áreas da Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social.

“Independentemente do que fizeram antes de chegarem aqui, todos os internos são seres humanos, que necessitam de atenção, dignidade, respeito e acompanhamento. Nosso papel está sendo cumprido, possibilitando condições para uma ressocialização e volta ao convívio da comunidade e das suas famílias”, disse Marcia Moura.

“Junto com as ações da Saúde, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio de ações específicas da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Assistência Social, está disposta e envolvida em projetos de capacitação, emprego e geração de renda dos nossos internos e internas”, completou a prefeita.

SERVIÇOS

Na unidade prisional masculina, são oferecidos serviços de enfermagem (coleta de sangue, aferição de pressão arterial e glicemia, curativo, injeções, inalação, entre outros), atendimento médico (clínico geral e psiquiatra), distribuição de medicamentos, orientações em geral, entre outros.

Como informou Polyana Rossino Cestari, do Setor de Planejamento e Gestão em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, quando é necessário atendimento especializado, que não é ofertado no local, os pacientes são encaminhados às unidades de referência de Saúde do município de Três Lagoas, dentre elas a Clínica da Criança e Ortopedia, Centro de Especialidades Médicas, Clínica de Cirurgia e Diagnóstico, Centro Odontológico, Clínica de Fisioterapia, UPA 24hs e HNSA.

Entre os procedimentos, realizados em 2014, Polyana relatou 516 consultas médicas, 416 consultas em psicologia e 45 consultas de enfermagem. Além disso, foram realizados vários outros procedimentos de enfermagem e de odontologia, informou.

“Sem dúvida, esta unidade de saúde prisional, totalmente reformada e reestruturada, vai melhorar as condições de trabalho das nossas equipe de Saúde e a qualidade no atendimento aos internos, proporcionando um acolhimento digno e eficaz com prevenção e promoção da saúde”, acrescentou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Crime Choca Três Lagoas: Jovem é Achado Morto e Enterrado em Área de Mata

O corpo de um jovem foi encontrado enterrado no final da tarde deste domingo (21), em uma área de mata próxima a um porto...

Lobo-guará é resgatado pela Polícia Militar Ambiental na Av. Cap. Olinto Mancini em Três Lagoas

Na manhã deste sábado (20), a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou o resgate de um lobo-guará que circulava pela Avenida Capitão Olinto Mancini, no...

Madrugada fria e neblina marcam o início do inverno em Três Lagoas; temperaturas devem cair ainda mais nos próximos dias.

Três Lagoas registrou uma madrugada de temperaturas baixas neste domingo (21). De acordo com os dados meteorológicos, os termômetros marcaram mínima em torno de...