23.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Prefeita assina termo de posse do Conselho Municipal do Idoso

10/12/2014 – Atualizado em 10/12/2014

Por: Redação com informações da Assessoria de Gabinete

A prefeita Marcia Moura (PMDB) deu posse aos novos titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), na manhã desta quarta-feira (10), na sala de reuniões do Gabinete.

Instituído em Três Lagoas desde 2008, o CMDI, atualmente presidido pelo advogado Marcio Aurélio de Oliveira, possui oito conselheiros e oito suplentes, que tomaram posse para o biênio 2014/2016.

São quatro titulares e quatro suplentes, representando as Secretarias Municipais de Saúde, Esportes, Assistência Social e Educação e Cultura. E o mesmo número de titulares e suplentes, como representantes não-governamentais. (Veja em Anexo o Decreto 087/14).

Assim como os demais Conselhos de defesa dos direitos, o CMDI tem como uma das suas principais atribuições defender a aplicação das políticas públicas, voltadas para os diretos do idoso.

POLÍTICAS

Entre essas políticas públicas “está o direito à melhoria da qualidade e aumento das perspectivas de vida, oferecendo e incentivando a pessoa idosa a participar de ações públicas de lazer, esportes e convivência social”, observou a prefeita de Três Lagoas.

“Temos vários e importantes projetos, voltados à melhoria da qualidade de vida do idoso, nas secretarias de Assistência Social, Esportes e Lazer e também na Saúde (Clínica do Idoso e Reabilitação) . Pedimos a vocês que incentivem mais pessoas a participar e a ter acesso aos nossos projetos de assistência e convivência social da pessoa idosa”, recomendou Marcia Moura.

FUNDO

Por sua vez, o atual presidente do CMDI falou da necessidade de uma campanha de conscientização da população, orientando os contribuintes do Imposto de Renda para a captação de recursos para projetos do Fundo Municipal do Idoso.

“Para que isso possa ser possível, é importante e urgente a regulamentação do Fundo Municipal do Idoso”, ressaltou o advogado Marcio.

Por sua vez, a ex-presidente e conselheira titular do CMDI, Dora Zuque, recomendou que se estudasse também a possibilidade de se ampliar a representatividade do Conselho, com a nomeação de novos conselheiros, que representem outros segmentos da sociedade e também do Poder Público.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),são mais de 11.650 pessoas, acima dos 60 anos de idade, residindo no Município de Três Lagoas.

“Temos que dar prioridade de atenção, assistência e preservação de direitos a essas pessoas que ajudaram a construir Três Lagoas”, completou o advogado Marcio Aurélio.

Créditos: Assessoria de Gabinete

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...