21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Prefeita acompanha reunião de preparação dos pacientes de catarata

Saúde – 22/03/2012 – 07:03

Ao desejar sucesso nas cirurgias, Márcia Moura ressaltou que o olhar, ver e enxergar tornam as pessoas mais alegres e saudáveis

A prefeita Márcia Moura (PMDB) esteve no Recinto do Plenário da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (21), onde estavam reunidos os pacientes que irão se submeter à cirurgia de cataratas nos próximos dias 27, 28 e 29.

A reunião se faz necessária para preparar e orientar o paciente sobre os principais procedimentos e recomendações pré e pós cirúrgicos de catarata.

Contato, acompanhamento e orientações aos pacientes são comumentefeitos pelo setor de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Saúde, como explicou a assistente social, Wanessa Cândido Pirola. Ela estava acompanhada do servidor Luiz Aparecido Pinto, também do mesmo setor. A eles coube orientar este novo grupo de pacientes.

Para a realização de cirurgias de catarata deste grupo de 109 pacientes, pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Três Lagoas recebeu os recursos diretamente do Ministério da Saúde.

Além destas 109 cirurgias, marcadas para os dias 27, 28 e 29, com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), a prefeita Márcia Moura, conforme anunciou recentemente, determinou ao secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Marques Arantes, que viabilizasse recursos próprios do Município, mais de R$ 1 milhão, para a realização de 1.361 cirurgias eletivas.

“Nesse total, estão incluídas mais de 400 cirurgias de catarata”, como informou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante. Os recursos do SUS dão somente para a realização deste número de cirurgias, mas, “graças à sensibilidade da prefeita Márcia Moura, serão realizadas, em breve, outras 400 a mais”, confirmou Eliane Brilhante.

“Se alguém estiver na lista, alguém conhecido ou da família de vocês, não desanime ou se desespere, a vez está chegando”, garantiu a secretária de Saúde, referindo-se à programação das 400 novas cirurgias de catarata.

“É desumano ver tantas pessoas sofrendo à espera da vez de uma cirurgia de catarata, de uma hérnia ou de uma artroplastia de joelho ou de quadril. A saúde é a principal porta para as pessoas melhorarem as condições de vida. Sem ela as demais possibilidades e oportunidades tornam-se em vão”, disse a prefeita Márcia Moura, quando anunciou a liberação de recursos para as cirurgias eletivas.

“Olhar, ver e enxergar tornam as pessoas diferentes e melhores”

Ao manifestar sua alegria de poder encontrar-se com este grupo de pacientes que irão submeter-se à cirurgia dos olhos, a prefeita Márcia Moura comentou que, “são momentos como este que nos animam a continuar trabalhando por vocês e pela nossa população”, disse.

Quanto à importância da cirurgia de catarata para quem tem problemas de visão, Márcia Moura disse: “Olhar, ver e enxergar tornam as pessoas diferentes, melhores e mais saudáveis. Vocês terão essa oportunidade com a cirurgia de cataratas”, disse.

“Através do olhar, a gente pode admirar e amar mais aqueles que nos rodeiam e que também nos querem bem”, completou a prefeita.

“Enquanto estivermos à frente da administração da nossa Três Lagoas, não cansaremos na busca de melhorias para a saúde da nossa população”, assegurou Márcia Moura.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.