37.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Prefeita abre oficialmente a Feira Três Lagoas Florestal

Política – 11/04/2012 – 14:04

Márcia Moura falou da importância do evento para mostrar o quanto Três Lagoas vem se destacando no cenário nacional

A prefeita Márcia Moura (PMDB) abriu oficialmente a 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal Sustentável da Região de Três Lagoas, a “Três Lagoas Florestal”, na noite desta terça-feira (10), no recinto do Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza.

Antes da solenidade da abertura oficial da feira, quando haviam sido inscritos mais de 4 mil pessoas, a prefeita participou do ato de entrega de uma unidade móvel para o Centro de Capacitação Profissional José Paulo Rímoli, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Três Lagoas.

A entrega foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Marcolino Longen, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, representando o governador André Puccinelli; presidente da Fibria, Marcelo Castelli; presidente da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), Sério Alípio; presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mário Sant’Anna; presidente da Eldorado Brasil, Germano Vieira; e do presidente da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS), Luiz Calvo Ramires Júnior, entre as demais autoridades e empresários dos variados setores da cadeia produtiva de florestas, celulose e papel, entre eles, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza.

Essa unidade móvel com toda uma estrutura montada numa carreta, em uma área de 39 m², onde a Fiems investiu mais de R$ 600 mil, está equipada com 10 modernos computadores com softwares de simulação virtual de operadores de máquinas de colheita industrial de eucalipto.

Graças a esses equipamentos da unidade móvel do Senai, o aluno terá oportunidade de receber toda a capacitação teórica necessária, através dos simuladores virtuais. Com isso, o aluno terá mais facilidade e agilidade no aprendizado prático nas máquinas reais, que irá operar como profissional, como explicou e destacou Sérgio Longen.

ABERTURA OFICIAL DA FEIRA

A solenidade da abertura oficial da Três Lagoas Florestal foi na Casa do Criador, em ambiente de auditório, com capacidade para 600 pessoas sentadas, montado pela empresa organizadora do evento, a Painel Florestal, dirigida pelo empresário Robson Trevisan.

A Painel florestal informou que foram investidos aproximadamente R$ 2,8 milhões na montagem e organização da Feira. Nesses recursos estão incluídos o apoio da Prefeitura de Três Lagoas e os investimentos dos empresários na montagem e aluguel dos stands, transporte de maquinários para exposição e toda a logística para o funcionamento do evento.

No recinto do Parque de Exposições estão montados 112 stands e a programação prevê, além das visitas técnicas a florestas e às indústrias, a realização de 20 palestras, a serem proferidas por autoridades nos assuntos temáticos a serem expostos.

Logo após declarada oficialmente aberta, pela prefeita Márcia Moura, a solenidade começou com a execução do Hino Nacional, em solo de violão do músico Marcelo Loureiro. Ele também participou de um vídeo em que foi mostrado o potencial de florestas plantadas na região de Três Lagoas.

RECONHECIMENTO

Na maioria dos pronunciamentos, as autoridades derem ênfase à prefeita Márcia Moura, “pelo apoio e pela coragem de ter abraçado evento deste porte”, já considerado “o maior de Mato Grosso do Sul e uma das maiores do Brasil”, no setor de florestas.

Quanto ao apoio da Prefeitura de Três Lagoas e a grandeza da Feira, isso “demonstra o quanto este setor é importante para o estado de Mato Grosso do Sul” e quanto é significativa para o “setor produtivo o apoio e a parceria com o Poder Público”, destacou Mário Sant’Anna, da Câmara Setorial.

O MS é um dos únicos Estados “que mais vem crescendo na área florestal, graças aos incentivos do Governo do Estado, que reconhece o quanto é importante este setor. Aqui podemos ver o quanto a cadeia produtiva do setor florestal tem incrementado o desenvolvimento” de Três Lagoas e toda a Costa Leste, comentou Mário Sant’Anna.

TRÊS GRANDES GIGANTES DO DESENVOLVIMENTO

Por sua vez, a prefeita Márcia Moura reconheceu publicamente e agradeceu a participação de “três importantes gigantes do desenvolvimento de Três Lagoas, Fibria, Eldorado Brasil e International Paper”.

“Como cidadã e prefeita desta nossa Três Lagoas, dou meu testemunho que as florestas plantadas têm gerado mais emprego e renda, fazendo crescer a cada dia mais e mais oportunidades para todos”, disse Márcia Moura.

“Segundo pesquisas já divulgas, a população de Três Lagoas é uma das mais otimistas do Brasil, quanto às perspectivas de desenvolvimento e de melhoria da qualidade de vida”, lembrou a prefeita.

Como prefeita, “tenho a convicção que a melhor política está na gestão com responsabilidade e procuro trabalhar para que os resultados do desenvolvimento da nossa Região Costa Leste sejam aproveitados pelo maior número de pessoas possível”, disse.

“Posso afirmar que nossa administração municipal está atenta e pronta a enfrentar o que consideramos os bons desafios do desenvolvimento”, completou Márcia Moura.

A prefeita, juntamente com empresários do setor florestal foram agraciados com o “Troféu Três Lagoas Florestal”, confeccionado em madeira de eucalipto e pinus.

Fonte: Assecom Prefeitura / Marco Campos/Assecom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso é preso dentro do Fórum de Três Lagoas por homicídio na Bahia

Homem de 73 anos foi detido durante oitiva após descoberta de mandado de prisão Um idoso de 73 anos foi preso pela Polícia Militar dentro...

Casos de sarampo chegam a 37 no Brasil, mas país mantém certificado de eliminação da doença

Ministério da Saúde reforça importância da vacinação e intensifica ações de vigilância para evitar reintrodução do vírus

Prefeitura de Três Lagoas realiza 1º Seminário de Agentes Comunitários e de Endemias

Evento destacou a importância da valorização e capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública