22.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 3 de novembro, 2025

Preço dos ovos de páscoa devem subir ainda mais em 2025

O preço dos ovos de Páscoa em 2025 deve sofrer um aumento significativo, impulsionado pela alta de 189% no valor do cacau nos últimos 12 meses. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia), que aponta a redução na safra da Costa do Marfim, maior produtor mundial, como principal fator para a elevação do custo do insumo.

A escassez do cacau impactou diretamente os custos de produção, o que reflete no preço final dos chocolates. Além disso, o aumento de 11,99% no preço do chocolate registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 também contribui para a expectativa de alta no preço dos ovos de Páscoa.

Para minimizar o impacto do aumento nos preços, a indústria alimentícia está se adaptando, planejando a adição de ingredientes como biscoitos nos ovos de Páscoa, o que poderia diluir os custos e amenizar o encarecimento do produto. No entanto, essa alternativa ainda não é suficiente para evitar a alta nos preços, que deve refletir diretamente na compra do consumidor.

Embora o cultivo de cacau tenha apresentado crescimento no Pará, o aumento da produção no Brasil não é imediato, já que o ciclo de cultivo do cacau leva cerca de quatro anos para produzir frutos, o que não resolve a escassez atual. Além disso, outros produtos agrícolas, como o café, também registraram uma alta expressiva de 140% no mesmo período, o que agrava ainda mais a situação econômica do setor.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Equipe de Luta de Braço de Três Lagoas brilha em São Paulo e conquista títulos nacionais

A equipe agradeceu publicamente o suporte da SEJUVEL e da Prefeitura de Três Lagoas, pelo apoio à modalidade.

Decoração natalina começa a ser instalada em Três Lagoas

A grande inauguração da ornamentação será agendada para o fim de novembro.

TL recebe certificação por Eliminar Transmissão Vertical do HIV e Selo Ouro de Boas Práticas

O resultado demostra o compromisso do município com o cuidado integral à saúde da mulher e da criança, especialmente durante o pré-natal, parto e puerpério.