30.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 24 de novembro, 2025

Postos de combustíveis deverão exibir preços do diesel antes e depois da greve dos caminhoneiros

06/06/2018 09h13

A redução, de R$ 0,46 por litro de diesel, foi anunciada pelo governo na semana passada, após acordo com caminhoneiros grevistas.

Por: Laís Eger Penha / Por G1.com

O Ministério da Justiça publicou nesta quarta-feira (06) no Diário Oficial da União uma portaria que determina aos Procons estaduais e municipais exigirem dos postos de combustível a exibição “de forma clara e ostensiva” dos preços do diesel antes e depois da greve dos caminhoneiros.

A portaria contém ainda outras determinações que regulamentam a fiscalização em postos de combustível para verificar se a redução no preço do diesel está efetivamente sendo repassada ao consumidor.

A redução, de R$ 0,46 por litro de diesel, foi anunciada pelo governo na semana passada, após acordo com caminhoneiros grevistas. A categoria reivindicava, entre outros pontos, diminuição no valor do combustível.

Pela portaria, os postos de combustível devem informar o valor do diesel a partir de 1º de junho na comparação com o dia 21 de maio, data usada como base pelo governo para promover a diminuição no valor do combustível. Para demonstrar a diferença de preços, o posto poderá usar “cartaz, placa, faixa ou similar”.

Outra determinação da portaria é que postos apresentem aos agentes do Procon as notas fiscais da compra do combustível nas distribuidoras. Também deverão apresentar as notas da venda para o consumidor.

De acordo com o texto, se o Procon identificar que não houve repasse da redução do preço ao consumidor, deverá ser instalado um processo administrativo contra o posto. Poderão ser aplicadas ao posto as seguintes punições, previstas em outra portaria, publicada na sexta-feira (1º):

• Multa;
• Suspensão temporária da atividade;
• Interdição, total ou parcial, do estabelecimento ou de atividade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carreta da Saúde da Mulher chega a Três Lagoas e inicia atendimentos na próxima sexta-feira

Unidade móvel oferecerá exames de média complexidade, onde atendimentos devem continuar por até 30 dias na cidade

PRF recupera picape furtada em SP durante ação na BR 262

Veículo teria sido roubado em Sorocaba e era usado em viagem familiar rumo ao interior paulista

Com veículo furtado, motoqueiro ‘fujão’ é preso em ação da GETAM no Interlagos

Suspeito de 24 anos tentou escapar em alta velocidade, porém acabou detido após sofrer queda