Geral – 27/10/2012 – 08:10
Todo mundo tem um jeito preferido de dormir. De bruços, de lado, de barriga para cima ou encolhido como um bebê, seja qual for a sua posição favorita, saiba que, segundo pesquisa recente, essa escolha pode revelar traços de personalidade. Não é a primeira vez que tipos de personalidade e as posições na hora do sono têm sido associadas, embora especialistas tenham se pronunciado reticentes esta semana sobre levantamento recém-divulgado. Segundo o especialista Chris Idzikowski, do Centro do Sono de Edimburgo, em 1940, já havia um artigo de psiquiatria atribuindo às pessoas que dormiam de lado a falta de uma certa fibra moral.
Veja quadro de posições abaixo :
Idzikowski entrevistou mais de mil britânicos sobre suas posições preferidas para dormir e pediu que acrescentassem adjetivos para descrever suas próprias personalidades. Analisando a base de dados, o pesquisador encontrou uma relação entre os traços psicológicos e as posições. Ele ainda acredita que as posições podem ter impactos positivos e negativos em nossa saúde.
Barriga para cima-Posturas de barriga para cima tendem a aumentar os problemas respiratórios e ronco, bem como refluxo estomacal. Mas aliviam a pressão mandibular para quem sofre de DTM (disfução temporomandibular).
Com os braços para cima (5%) – A posição ficou conhecida como “estrela do mar”, e indica uma personalidade de bom amigo, daqueles que têm ombros sempre disponíveis para ajudar alguém. São discretos e não gostam de ser o centro das atenções.
De lado-A posição lateral é a mais recomendada para dormir, desde que a altura do travesseiro permita que a coluna fique em linha reta, paralela ao colchão, com as pernas levemente flexionadas. Normalmente é a posição em que se respira melhor, proporcionando facilidade para chegar ao sono profundo.
De lado, mas com os braços ao longo do corpo (15%) – A posição lembra uma tora ou tronco. Quem dorme assim, se relaciona com facilidade, acredita em estranhos e também pode ser considerado ingênuo.
Braços estendidos para frente (13%) – São os “nostálgicos”. Pessoas que buscam seus próprios sonhos, demoram a tomar decisão e não costumam mudar de opinião. Podem ser desconfiados e cínicos.
De lado, mas com os braços ao longo do corpo (15%) – A posição lembra uma tora ou tronco. Quem dorme assim, se relaciona com facilidade, acredita em estranhos e também pode ser considerado ingênuo.
De bruços- Muito usada para eliminar desconfortos, como cólicas e gases, pode gerar outros problemas, como o torcicolo. A postura sobrecarrega a coluna.É fácil entender por que a posição ganhou o nome de “queda livre”, no melhor estilo caiu-ficou. Pessoas assim sentem-se como se suas vidas estivessem fora de controle. Não gostam de críticas.
Fonte: Do G1


