22.9 C
Três Lagoas
sábado, 18 de outubro, 2025

Portos e aeroportos reforçam alerta para mpox e sarampo com novas medidas da Anvisa

Avisos sonoros e cartazes informativos serão obrigatórios em áreas de desembarque e voos internacionais durante período de alerta sanitário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a divulgação de materiais informativos sobre a mpox em áreas de desembarque internacional de portos e aeroportos, enquanto durar o status de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) da doença. Cartazes com orientações sobre sintomas e prevenção deverão ser exibidos de forma visível ao público.

Além disso, companhias aéreas serão obrigadas a emitir avisos sonoros a bordo sobre o sarampo durante todo o processo de eliminação da doença no Brasil. Em voos internacionais, as mensagens devem ser feitas também em inglês e espanhol, já que o sarampo é considerado um Evento de Saúde Pública (ESP) no país.

As medidas fazem parte de uma nova instrução normativa aprovada pela diretoria da Anvisa em 28 de julho e integram o conjunto de ações temporárias adotadas em resposta ao cenário epidemiológico nacional e internacional.

Apesar dos alertas, não há exigência de medidas de saúde específicas para viajantes em relação a mpox ou sarampo, apenas ações de comunicação. A poliomielite também está classificada como ESPII, mas, no momento, não requer medidas informativas.

A normativa é resultado do legado da pandemia de covid-19 e busca oferecer um mecanismo ágil de resposta a riscos sanitários, permitindo adaptações conforme os alertas do Ministério da Saúde e dos comitês técnicos.

A mpox, causada pelo vírus Monkeypox, é transmitida por contato direto com pessoas ou superfícies contaminadas, e tem como principal sintoma lesões na pele. O Brasil identificou este ano uma nova cepa circulante, a 1b.

O sarampo, altamente contagioso, é transmitido pelo ar e pode levar a complicações como pneumonia e encefalite. Já a poliomielite, embora erradicada no Brasil, ainda representa risco de reintrodução internacional, segundo a OMS.

Vacinas contra sarampo e poliomielite estão disponíveis no SUS. Para a mpox, a Anvisa autorizou em 2023 o uso emergencial da vacina Jynneos, destinada a grupos específicos. Pesquisas para um imunizante nacional seguem em curso por meio da Rede Vírus, ligada ao Ministério da Saúde.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Empresas de MS são alvo de operação contra uso de metanol em bebidas adulteradas

Receita Federal investiga esquema nacional; informações foram apuradas pelo Correio do Estado

MS investe R$ 240 milhões em ciência e inovação em oito anos

Fundect registra salto significativo nos aportes para pesquisas e bolsas em Mato Grosso do Sul

Suzano utiliza gravadores de som e DNA ambiental em iniciativa pioneira de monitoramento da biodiversidade em MS

Estudo inédito combina análises genéticas, inteligência artificial e gravações acústicas para mapear espécies e apoiar a criação de corredores ecológicos no Cerrado; Ao todo, foram monitorados 176 pontos ao longo de uma área de estudo de mais de 400 km do traçado planejado para o corredor