21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Porto Alegre registra primeiro caso de gripe A (H1N1) em 2013

Saúde – 15/04/2013 – 17:04

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre  confirmou nesta segunda-feira (15) o primeiro caso de gripe A (H1N1) no Estado em 2013 – no mesmo dia em que começou a campanha nacional de vacinação contra a doença em todo o país. Outros 57 casos suspeitos estão em análise, segundo informação da secretaria. Desses casos, 20 são de pacientes com problemas respiratórios agudos no interior do Rio Grande do Sul.

A paciente que contraiu o vírus é uma mulher de 26 anos que integra o grupo de risco por ser doente crônica. Ela está internada em um hospital da capital, não informado pela secretaria. O órgão também não informou qual a doença crônica da paciente e nem o estado de saúde da infectada. “Ela está em tratamento com Tamiflu”, resumiu o secretário-adjunto da saúde em Porto Alegre, Jorge Osório.

O primeiro caso da doença coincidiu com a primeira onda de frio no Estado, que registrou temperaturas abaixo de 5º C em cidades da serra e de 10º C em Porto Alegre nesta manhã. A expectativa da secretaria é vacinar 80% da população de risco em Porto Alegre até 26 de abril. A meta inclui 211 mil pessoas com 60 ou mais, 14 mil gestantes e 28 mil crianças entre seis meses e dois anos de idade.

No próximo sábado (20), todos os postos de saúde vão funcionar para um dia de mobilização contra a gripe. A vacina deste ano protege cntra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B. O Rio Grande do Sul recebeu 3,1 milhões de doses – volume 50% superior ao que foi distribuído no início da campanha do ano passado.

No Estado a meta é vacinar 2,3 milhões de pessoas até o dia 26 – desses, quase 1,5 milhão são idosos. Isso significa 80% da população abrangida pela campanha. Além dos grupos de risco, cerca de 250 mil trabalhadores da área da saúde receberão a vacina. Indígenas, população carcerária e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias serão igualmente imunizados. As doses excedentes são consideradas como reserva de contingência.

De acordo com Osório, a vacina que será aplicada em 2013 foi atualizada com os vírus que atingiram moradores do hemisfério norte no último inverno. Ela diminui entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e em 39% a 75% o índice de mortes. Se analisar apenas os idosos, o risco de pneumonia cai em 60% e o de mortes, 68%.

Em 2012, o Rio Grande do Sul registrou 67 mortes por gripe A e mais de 500 casos da doença. Devido ao aumento de ocorrências em relação ao ano anterior, o estado recebeu reforço nas doses de vacinas. Autoridades sanitárias tentaram antecipar a campanha de vacinação deste ano junto ao Ministério da Saúde, mas não foram atendidas.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...