Educação – 20/03/2012 – 16:03
Portaria do Ministério do Meio Ambiente declara Mato Grosso do Sul estado de emergência ambiental, a partir de maio a dezembro deste ano.
Segundo o superintendente substituto do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) no estado, a publicação permite a contratação de aproximadamente 120 brigadistas que irão combater focos de incêndio em regiões críticas.
A portaria, assinada pela ministra Izabella Teixeira, lista vários municípios brasileiros com a ameaça eminente de focos de queimadas e incêndios florestais, caracterizando alto risco ambiental.
As cidades estão divididas por grupos, estabelecimentos por período de meses, conforme incidência de focos de incêndio.
No caso de Mato Grosso do Sul, o estado de emergência vai de maio a dezembro de 2012.
Márcio Yule explica que desde 2009 a portaria é publicada para que se possa fazer a contratação de brigadistas.
No estado, seis estão caracterizados como críticos: Corumbá, Porto Murtinho, Aquidauana, Miranda, Jateí e Costa Rica.
Regularmente, as contratações são feitas a partir de agosto, mas Yule avalia que, caso a estiagem se prolongue, esse trabalho seja antecipado para julho.
Será aberta licitação emergencial para selecionar brigadistas.
Em cada município, serão grupos que podem variar de 15 ou 29 pessoas, conforme a necessidade.
Podem se inscrever, a partir da abertura do processo, pessoas de qualquer profissão, com idade acima de 18 anos e abaixo de 55 anos.
Os selecionados passarão por exames físicos, já que terão que lidar com bomba costal de 20 litros e manusear enxada para limpar área.
Os salários, conforme cargos, começam a partir de aproximadamente R$ 900,00.
Focos
Segundo dados do satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do início do ano até hoje, Mato Grosso do Sul registrou 438 focos no estado, ocupando a 4ª posição no ranking nacional de focos de incêndio, atrás da Bahia (598), Mato Grosso (573) e Pará (476).
No estado, somente em Corumbá, foram detectados 272 focos de queimadas; Rio Brilhante e Porto Murtinho têm 16 focos e, Jateí, 12 focos.
Fonte: G1 / (Foto: Reprodução/TV Morena)