30.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 15 de agosto, 2025

Por R$ 23, McDonald’s troca o Big Mac pelo arroz e feijão

14/05/2014 – Atualizado em 14/05/2014

Por: Veja

Até pouco tempo, o McDonald’s só tinha lanches como opção de refeição. A variação era no tipo e quantidade de hambúrguer e nos molhos e acompanhamentos. De uns anos para cá, a rede acrescentou salada e fruta entre as opções para o cliente. A novidade (invisível) no cardápio da marca é um clássico brasileiro: o arroz com feijão. O prato executivo do McDonald’s só está disponível no Brasil e oferece arroz, feijão, carne (frango, peixe ou vaca), salada e uma bebida, que pode ser suco ou água, e ainda uma sobremesa. A refeição completa é vendida por 23 reais (em São Paulo), quatro reais a mais do que o combo do Big Mac – lanche, batata frita e refrigerante. A comida é servida em bandeja com o logo da rede.

O McDonald’s parece envergonhado em servir um prato executivo, afinal, o cliente não verá a opção em nenhum cardápio da rede. O prato só será servido se for solicitado no caixa. Segundo a diretora de recursos humanos, Ana Apolaro, “o arroz com feijão não é e nem deve ser anunciado na loja, já que não faz parte da ‘estratégia de marketing’ e nem é a especialidade do McDonald’s.”

Apesar dessa afirmação, a executiva esqueceu de combinar a estratégia de (não) divulgação. No Twitter oficial do McDonald’s no Brasil há dois posts desta tarde de terça-feira mencionando o prato. “Dois hambúrgueres, alface, arroz e feijão … OH WAIT!” e, na sequência, “Apesar que em termos de paixão do brasileiro achamos que o Big Mac leva até do arroz e feijão, né?”.

Tropicalização

Há exemplos em que a rede de alimentação adaptou o cardápio para o local, como o McKafta no Egito e o Fillet O’ Shrimp no Japão. Há ainda o caso emblemático da Índia, onde a rede inaugurou seu primeiro restaurante vegetariano no mês passado – estão sendo oferecidas opções de hambúrgueres sem carne para respeitar a tradição local.

No Brasil, a estratégia é disponibilizar aos consumidores o que a rede oferece a seus funcionários como opção de alimentação. O tema foi abordado por Ana em matéria da agência Bloomberg, divulgada nesta terça-feira. O texto conta que muitos funcionários preferem a refeição executiva aos lanches por considerá-la mais saudável e nutritiva.

Questionada pelo site de VEJA, a empresa não informou se a opção de prato executivo é vendida em todas as lojas da rede no Brasil e nem se o preparo é próprio.

Na América Latina, a empresa que administra a cadeia de lojas do McDonald’s é a Arcos Dourados, que faturou 4,03 bilhões de dólares em 2013, 6,2% a mais do que em 2012. No total, a Arcos Dorados possui aproximadamente 2 mil restaurantes, 2,26 mil dessert centers e 350 unidades de McCafé. Somente no Brasil, a empresa faturou 1,842 bilhão de reais em seus 812 restaurantes.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmera flagra momento em que carro fecha moto e provoca queda em rua da Vila Haro

Motociclista foi surpreendido por Fiat Pálio ao cruzar via preferencial no bairro Vila Haro, onde vítima sofreu escoriações e veículo ficou danificado

Alimentação do IFMS de Três Lagoas vai custar R$ 780,2 mil

IFMS fechou dois contratos referentes a fornecimento de alimentos O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Três Lagoas divulgou os novos contratos...

Secretária Mariana Amaral reforça protagonismo da comunidade na preservação do Parque do Pombo

Evento promovido pela SEMEA e ICAS apresenta avanços na pesquisa e conservação ambiental em Três Lagoas