Segundo o Governo, a mudança busca ‘reforçar a identidade’ de Mato Grosso do Sul.
17/10/2019 16h57
Por: Mirela Coelho com informações do Correio do Estado
(MATO GROSSO DO SUL) – O dia 11 de outubro ganhou nova denominação nos calendários sul-mato-grossenses a partir desta quinta-feira (17). Isso porque o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou, através do Diário Oficial, a mudança oficial do nome da data de nascimeento do Estado para ‘Dia da Criação.’ Ou seja, acabou a divisão de Mato Grosso do Sul.
Segundo o texto da nova lei, a intenção é “valorizar o próprio Estado e colaborar com a construção e consolidação de uma identidade própria.”
A proposta da nova legislação foi feita pelo deputado João Henrique Catan (PL), no início do mês. E o objetivo é adequar o anexo da Lei n° 3.945 de 04 de agosto de 2010, que institui o calendário oficial de eventos no Estado à Lei n° 10 de 29 de outubro de 1979, que declarou feriado o dia 11 de outubro, data consagrada à criação do Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o parlamentar, reforçar a identidade se torna necssário, visto que passados 42 anos, ainda é normal que turistas de outros estados se refiram apenas como “Mato Grosso” e acabam sendo corrigidos pelo já tradicional “do Sul”.
“Quem foi dividido foi o Mato Grosso. Mato Grosso do Sul foi é criado em 1979”, disse o deputado, na ocasião em que apresentou o projeto.
“Fizemos o projeto para resgatar o civismo, a história de Mato Grosso do Sul nas escolas. Muitos alunos são sabem quem foi Guia Lopes, que originou o nome do município de Guia Lopes da Laguna, entre outras particularidades do Estado”, completou Catan.
Da redação com informações do Correio do Estado
