25.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

População reclama dos serviços prestados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

28/03/2016 – Atualizado em 28/03/2016

O saguão da recepção é pequeno para o número de pessoas que diariamente buscam socorro da saúde

Por: Neto e Lucas Gustavo

Inaugurado no dia 24 de janeiro de 2014, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Lagoas (MS), deveria ser local de pronto atendimento dos casos mais graves de urgência e emergência, mas devido o descaso da administração pública municipal com a área da saúde, o local tornou-se única referência para as pessoas que necessitam da rede pública, visto que o PAB (Pronto Atendimento Básico), conhecido por “Postão” foi fechado para reformas e, nunca foi reaberto para o povo.

A reportagem Rádio Caçula esteve no UPA e constatou a lotação de pessoas no pequeno espaço do saguão de recepção, poucas e desconfortáveis poltronas, ambiente quente com precária ventilação, falta de remédios e demora nos atendimentos.

Lucilene Assis relatou que poucos funcionários realizam o atendimento e, alguns trabalham com falta de atenção e descaso com a população. “Hoje, cheguei às 06h da manhã e após cinco horas aguardando, vou para minha casa mais doente, pois além do problema de saúde, tem a revolta e indignação de ser tratada pior que um animal” disse ela.

Procuramos a direção para buscar informações sobre a caótica situação, mas novamente, nos comunicaram que a coordenadora estaria em reunião na sede da administração municipal

OS PROBLEMAS INICIARAM COM O FECHAMENTO DO “POSTÃO” (relembre o caso)

No dia 15/01/2010, a prefeita Márcia Moura assinou sua primeira ordem de serviço que deu início a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Parque São Carlos. Na ocasião a prefeita explicou que o UPA iria atender pelo menos metade da população, assim dividindo a demanda com o Pronto Atendimento Básico (PAB), o que deveria garantir melhor atendimento à população.

No dia 16/08/2013, o então secretário Walmir Arantes, homem forte da administração municipal, disse em nome da Prefeita que a intenção inicial seria fechar o Pronto Atendimento Básico (PAB), o “Postão” para reforma e remanejar os funcionários para reforçar o atendimento no prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), ressaltando que muito provavelmente mesmo com a reforma, não haveria a necessidade do fechamento do PAB. “Não vamos fechar o Pronto Atendimento, a prefeita quer manter os dois serviços funcionando”, disse Walmir Arantes.

No dia 15/01/2014 a população foi surpreendida com o comunicado da administração municipal, que o prédio onde funcionava o PAB, atenderia somente por mais oito dias, sendo que, a partir do dia 23 de janeiro, seria fechado para reforma, e que a partir do dia 24 de janeiro os pacientes deveriam procurar a nova Unidade de Pronto Atendimento – UPA, localizada na Rua Irmãos Spinelli, nº 1855, Bairro Parque São Carlos.

ASSISTA AO VÍDEO



https://youtube.com/watch?v=w7FJtNwOfdY

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dólar sobe e juros avançam após IPCA de janeiro, mercado reage a cenário externo

Moeda americana opera em alta após atingir menor valor desde maio de 2024; inflação veio levemente acima das projeções O dólar opera com viés de...

Quarta-feira será de calor intenso e instabilidades em Três Lagoas

Manhã terá sol e variação de nuvens, enquanto regiões do norte e nordeste seguem sob influência de uma zona de convergência, que provocará pancadas de chuvas

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...