20.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 24 de fevereiro, 2026

População diz que compra de votos é comum e trocas vão de gasolina até dentadura

19/07/2013 – Atualizado em 19/07/2013

Por:Midia Max

Com vereadores de Campo Grande na mira da Justiça Eleitoral, em investigações de supostas compras de votos, o Midiamax foi às ruas para ouvir da população quão disseminada é esta prática. Entrevistados afirmam que há diversos produtos “à disposição” do eleitor, desde gasolina até dentaduras.

“Desde que eu era criança a compra de voto existia, principalmente no dia da eleição. Antes os assessores dos políticos ofereciam muito sapato e dentadura”, conta o aposentado Manoel Pinheiros, de 90 anos.

Sua filha, Diva Félix, de 66 anos, artista plástica, concorda que a prática é antiga e que dificilmente vai acabar. “Acho que o Brasil não vai mudar isso, porque é muita corrupção e o povo já está corrompido”, afirmou.

Para alguns, a população está tão acostumada que parte dela a iniciativa de ir atrás de qual político está oferecendo “benefícios” em troca de um voto. “Tem gente que sai procurando quem está comprando e pega o quanto conseguir. O político acaba achando a compra como um obrigação”, afirma o zootecnista Oséas Sá, 20 anos.

Nenhum entrevistado confirmou que já aceitou alguma oferta, em troca de votar em algum candidato, mas todos citaram algum produto que já “ouviram falar” que é oferecido: gasolina, cesta básica, casa, emprego, ajuda de custo para fazer reuniões, adesivos em carros, pinturas de muros, consultas médicas, entre outros.

O advogado e professor, Ricardo Leão, 34 anos, já foi candidato a deputado estadual em Campo Grande e conta que, ao contrário do que muitos pensam, a compra de votos não é só uma prática com pessoas sem estudo.

“Ofereci a amigos meus para que colassem adesivos nos carros e ajudassem a divulgar meu nome e muitos me perguntavam o que iam ganhar em troca, sendo que a maioria não era pobre e tinha instrução. Ou seja a corrupção não está só no poder, mas também na comunidade”, afirmou.

Questionados quem é o principal culpado da compra de voto, se é quem vende ou quem compra, há opiniões divergentes. “A culpa é da população que aceita. Se ninguém aceitasse não seria comum”, disse Sônia Queiroz, 41 anos, professora.

“Os políticos estão enganando eles mesmos, porque às vezes as pessoas nem votam neles e isso mostra o caráter dos dois”, afirmou a atendente Neliete Silva, 39 anos. “Os dois estão errados, por isso que eu não vendo, não adianta trocar também por mixaria”, destacou Irene Carlos Gomes, 47 anos.

O serralheiro Ozano Rocha, 45 anos, vai mais longe e diz que político só aparece em bairro em época de eleição e quase sempre para comprar voto. “Não sei para que vereador. Eles só aparecem de quatro em quatro anos nos bairros. Nem um ao menos perdido para sequer pedir informação eu vejo no meu bairro. Não adianta fazer protesto e depois votar errado. Tudo tem que mudar”, concluiu.

A população está tão acostumada que parte dela a iniciativa de ir atrás de qual político está oferecendo “benefícios” em troca de um voto.Foto: Midia Max

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil estoura boca de fumo e apreende mais de 700g de maconha em apartamento no Novo Oeste

Ação da 3ª DP reforçou a ofensiva contra o tráfico e prendeu suspeito nesta segunda-feira, 23

Diretora da Casa da Mulher Três-Lagoense reforça avanços e desafios da instituição

Marisa Oliveira falou sobre o acolhimento, capacitação profissional, desafios financeiros e os planos de expansão da casa

INFORME PUBLICITÁRIO: Casa à venda por R$ 140 mil em Três Lagoas

Imóvel está em área de fácil acesso na saída para Campo Grande e próximo do Centro da Cidade.