28.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de março, 2026

População deve evitar contato com águas do Rio Tocantins após queda de ponte

Autoridades dos estados de Tocantins e Maranhão emitiram um alerta para que a população evite o consumo, utilização e banhos nas águas do Rio Tocantins, na região onde a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou. Na última sexta-feira (22), o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu, derrubando pelo menos 10 veículos, incluindo quatro caminhões, três carros de passeio e três motocicletas.

A emissão do alerta ocorreu após a confirmação de que cargas de substâncias perigosas, como defensivos agrícolas e produtos químicos corrosivos, incluindo ácido sulfúrico, foram derrubadas no rio.

As secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Defesa Civil do Tocantins, a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema) e a Prefeitura de Estreito alertam sobre o alto risco à saúde pública e ao meio ambiente devido à possível contaminação química.

Recomendação para Evitar Contato com a Água

A orientação é destinada aos moradores das cidades de Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio, Itaguatins, São Sebastião do Tocantins e Esperantina no Tocantins; e Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca no Maranhão.

Medidas Adotadas

Equipes técnicas dos dois estados, em parceria com outros órgãos competentes, estão monitorando a situação. Estão sendo avaliados a qualidade da água, os impactos ambientais e planejadas ações para conter a contaminação e remover os veículos submersos.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) paralisou temporariamente os sistemas de captação, tratamento e produção de água em Imperatriz. A população foi orientada a economizar água até a normalização da situação. Caminhões-pipa serão enviados aos locais afetados para fornecer água em unidades de saúde e delegacias.

Buscas Suspensas e Impactos Ambientais

As buscas aos desaparecidos foram suspensas devido à possível contaminação da água. Até o momento, 16 pessoas estão desaparecidas, uma morreu e uma está hospitalizada. Agentes do Ibama e do ICMBio estão na região para verificar a qualidade da água e os impactos sobre a flora e fauna locais, incluindo a possível contaminação de peixes.

Reconstrução da Ponte

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou situação de emergência e anunciou a destinação de mais de R$ 100 milhões para a recuperação da ponte e retirada dos escombros. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão avaliando a situação e apurando as causas do desabamento. O ministro afirmou que a pasta trabalha para liberar os recursos ainda este ano e iniciar a reconstrução da ponte dentro do exercício de 2024.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Subcomandante do 2º BPM detalha resultados de ‘Operação Approximattus’ em Três Lagoas

Cap. José Flávio Barbosa reforçou sobre as ações, que integram polícia, Prefeitura e comunidade para reduzir crimes e aumentar a sensação de segurança na região

Análise contra Pollon é adiada no Conselho de Ética e reforça discurso de defesa de prerrogativas parlamentares

A retirada de pauta dos processos contra o deputado federal Marcos Pollon no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, nesta...

Carro furtado é encontrado abandonado em rua de Três Lagoas

Veículo foi recuperado pela Força Tática durante rondas no Jardim Flamboyant após dias desaparecido.