28.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 28 de janeiro, 2026

População deve evitar contato com águas do Rio Tocantins após queda de ponte

Autoridades dos estados de Tocantins e Maranhão emitiram um alerta para que a população evite o consumo, utilização e banhos nas águas do Rio Tocantins, na região onde a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou. Na última sexta-feira (22), o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu, derrubando pelo menos 10 veículos, incluindo quatro caminhões, três carros de passeio e três motocicletas.

A emissão do alerta ocorreu após a confirmação de que cargas de substâncias perigosas, como defensivos agrícolas e produtos químicos corrosivos, incluindo ácido sulfúrico, foram derrubadas no rio.

As secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Defesa Civil do Tocantins, a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema) e a Prefeitura de Estreito alertam sobre o alto risco à saúde pública e ao meio ambiente devido à possível contaminação química.

Recomendação para Evitar Contato com a Água

A orientação é destinada aos moradores das cidades de Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio, Itaguatins, São Sebastião do Tocantins e Esperantina no Tocantins; e Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca no Maranhão.

Medidas Adotadas

Equipes técnicas dos dois estados, em parceria com outros órgãos competentes, estão monitorando a situação. Estão sendo avaliados a qualidade da água, os impactos ambientais e planejadas ações para conter a contaminação e remover os veículos submersos.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) paralisou temporariamente os sistemas de captação, tratamento e produção de água em Imperatriz. A população foi orientada a economizar água até a normalização da situação. Caminhões-pipa serão enviados aos locais afetados para fornecer água em unidades de saúde e delegacias.

Buscas Suspensas e Impactos Ambientais

As buscas aos desaparecidos foram suspensas devido à possível contaminação da água. Até o momento, 16 pessoas estão desaparecidas, uma morreu e uma está hospitalizada. Agentes do Ibama e do ICMBio estão na região para verificar a qualidade da água e os impactos sobre a flora e fauna locais, incluindo a possível contaminação de peixes.

Reconstrução da Ponte

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou situação de emergência e anunciou a destinação de mais de R$ 100 milhões para a recuperação da ponte e retirada dos escombros. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão avaliando a situação e apurando as causas do desabamento. O ministro afirmou que a pasta trabalha para liberar os recursos ainda este ano e iniciar a reconstrução da ponte dentro do exercício de 2024.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas inicia aplicação do Nirsevimabe para prevenir bronquiolite em bebês

Medicamento começa a ser aplicado a partir de 2 de fevereiro e protege crianças contra infecções graves causadas pelo VSR A Prefeitura de Três Lagoas,...

É falsa informação sobre proibição de saque do Bolsa Família

Boato que circula nas redes sociais distorce projeto de lei que ainda está em tramitação no Senado e não altera regras do programa Circula nas...

Inscrições do Prouni 2026 para o 1º semestre encerram amanhã

Candidatos podem se inscrever gratuitamente até 23h59 pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior As inscrições gratuitas para o Programa Universidade para Todos (Prouni)...