21/03/2016 – Atualizado em 21/03/2016
Por: Lucas Gustavo/ Neto
É grande a possibilidade de a ponte que liga os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, sobre o Rio Paraná, ser inaugurada no aniversário de Três Lagoas, no próximo 15 de junho. Nessa data, o município completa 101 anos de emancipação político-administrativa.
A expectativa se dá pelo fato de que, no início deste mês, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, garantiu à senadora Simone Tebet, que a obra seria lançada dentro de 90 dias. A ponte faz divisa entre as cidades de Castilho-SP e Três Lagoas e é aguardada com ansiedade por todos. No momento, a ligação dos municípios é realizada pela hidrelétrica Jupiá. Na maior parte da via, a pavimentação apresenta rachaduras e vários buracos, o que dificulta o trajeto dos motoristas.
Com base na informação divulgada pelo ministro dos Transportes, existe uma enorme chance de o governo federal e a prefeitura negociarem para que inauguração da obra seja inclusa no calendário de festejos de comemoração do aniversário de Três Lagoas.
De acordo com o Senado e conforme comprovado pela reportagem da Rádio Caçula, a estrutura da ponte e as obras de drenagem e terraplanagem estão concluídas. A ponte tem 1,3 km de extensão e custou R$ 147 milhões, incluindo os mais 6,6 km de vias de acesso.
Para absorver o trânsito, a ponte, que começou a ser construída em 2013, contará com duas faixas de tráfego, além de acostamento e passarela para pedestres.
Pelo lado de São Paulo, o acesso vai partir da rotatória de início da rodovia Marechal Rondon e, por Três Lagoas, deve começar na rotatória próxima à antiga delegacia da Polícia Rodoviária Federal, no início da BR-262.



