Policial – 09/04/2013 – 19:04
Policiais Civis de Três Lagoas realizaram nesta tarde (09), por volta das 13h, uma Assembleia no Núcleo de Identificação da Polícia Civil, que teve a participação do Presidente do SINPOL, para discutir o aumento salarial. Cerca de 50 policiais estiveram presentes.
Mato Grosso do Sul é o 25º colocado no Ranking Nacional de salários da Polícia Civil e essa não é a única reclamação. Em um panfleto distribuído na Praça Senador Ramez Tebet esta tarde, o SINPOL /MS – Sindicato dos Policiais Civis de MS – lista diversas reclamações, entre elas, o déficit de mais de mil policiais civis no estado, e a falta de previsão de concurso; a falta de estrutura; viaturas; entre outros.
Um policial iniciante ganha no estado 2.361,21 sem descontos; com desconto esse valor cai para R$ 1.900,00. Estados que possuem PIB menor que o MS pagam melhor seus policiais.
O Sindicato almeja um reajuste de pelo menos 25%, já o Governo propôs 5%. Se o aumento esperado fosse acatado, o salário se equipararia ao dos policiais do Estado de São Paulo.
O Presidente do SINPOL veio até a cidade realizar a Assembleia e convocar os policias para comparecerem nesta quarta feira (10), em Campo Grande/MS à Assembleia Geral que discutirá as reivindicações e a possibilidade de paralização, caso, em votação, a maioria optar pela greve, que estaria prevista para o próximo mês.
A polícia sul mato-grossense é considerada uma das mais honestas do país e é também a que possui um dos maiores índices em resolução de casos de homicídios, segundo a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – ENASP. Esta mesma polícia é a que cumpre o maior número de prisões no país, em contrapartida não é de maneira alguma valorizada.
*Com informações do SINPOL
Fonte: Redação / Rádio Caçula