Batizada de “Divisas Integradas”, tem como objetivo fortalecer e coibir o tráfico interestadual de entorpecentes na região.
Na manhã deste sábado (22), foi realizada na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em Presidente Prudente (SP), o início da “Operação Divisas Integradas”, feita com a parceria das Polícias Militares de SP e de MS.
A ação contou com a presença de autoridades, como o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. Cássio Araújo de Freitas, e comandantes das PM’s do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, representada pela Comandante Geral, Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião.
A ação conjunta entre os estados tem o objetivo de usar de inteligência, para combater os chamados “corredores” do tráfico de drogas, que usam as fronteiras nacionais e as divisas estaduais para trazer os entorpecentes, como maconha e cocaína, do Paraguai e da Bolívia, entrando no país pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, principalmente e transitam também pelas rodovias do Oeste Paulista, visto que a região faz divisa com os estados do Paraná e também do Mato Grosso do Sul.
A Comandante Geral da PMMS, Coronel Neidy Centurião, afirma que a participação do estado na operação é de grande importância para a segurança pública, visto que Mato Grosso do Sul, por fazer fronteira com a Bolívia e o Paraguai, é um ponto estratégico para o tráfico. “Temos trabalhado intensamente no combate a esse tipo de crime, mas fazemos um trabalho ainda melhor quando fazemos com os projetos preventivos com as crianças, com a comunidade, fazendo com que as pessoas evitem o uso, principalmente de armas, mas acima de tudo, seguimos na repreensão das pessoas que ainda continuarem indo lá buscar, assim como estamos prendendo todos os dias, às vezes, mais de duas toneladas”.
As ações estão sendo realizadas também na divisa de Três Lagoas com Castilho (SP), onde as forças de segurança paulistas e sul-mato-grossenses atuam em conjunto, no combate ao tráfico de drogas na região.


