08/02/2018 11h42
A comercialização do produto, além de ser proibida na cidade, estava sendo feita para menores de 18 anos.
Por: Laís Eger Penha
A Polícia Civil de Brasilândia (MS) prendeu uma mulher de 35 anos por vender insumos e essências para narguilé para adolescentes. A prisão aconteceu na noite de quarta-feira (07).
A suspeita, que é comerciante, foi presa durante uma ronda pelo bairro João Paulo da Silva. Na ocasião, os policiais avistaram um grupo de adolescentes, todos menores de 16 anos, consumindo narguilé, em um bar. O grupo foi abordado e afirmaram que haviam adquirido a essência e carvão com a dona do bar.
Os policiais deram voz de prisão à comerciante, que admitiu ter vendido os insumos aos adolescentes. Porém, segundo a acusada, ela alegou que acreditava que os jovens eram maiores de 18 anos.
No estabelecimento, uma área é destinada para o consumo da substância, com sofás e mesas próprias. Foram apreendidos oito narguilés no local, cerca de 235 pacotes de essência – alguns deles de origem estrangeira – e também outros insumos para esse tipo de equipamento. No total, foram apreendidos cerca de R$ 4 mil em mercadorias.
Segundo os adolescentes, eles já adquiriram e consumiram o produto no estabelecimento por diversas vezes.
A mulher foi presa em flagrante pelo crime de venda de produto que possa causar dependência química, previsto no Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente. A pena pode variar entre 2 a 4 anos de prisão ou multa, em casos de menor gravidade.
Cópias do procedimento foram encaminhados pela Polícia Civil para a Prefeitura Municipal da cidade, visto que uma lei municipal proíbe o consumo de narguilés e similares em Brasilândia.
A comerciante foi liberada após pagar fiança, no valor de dois salários mínimos.



