32.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Buscando reforçar a repressão qualificada ao crime organizado, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), participa de uma capacitação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O estado está sendo representado pelo delegado titular da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (DECCO), Dr. Alexandro Mendes de Araújo.

O curso, intitulado “Investigação Qualificada de Organizações Criminosas (Ciorcrim)”, teve início no dia 3 de novembro de 2025, em Brasília (DF), e é organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A formação reúne 40 delegados das Polícias Civil e Federal de todo o país, com o objetivo de aprimorar técnicas e metodologias avançadas de investigação voltadas ao enfrentamento das facções e estruturas criminosas.

Com duração de 12 dias, o Ciorcrim destaca o compromisso do MJSP com a formação ética e técnica de profissionais da segurança pública, além de fortalecer a integração entre órgãos estaduais e federais. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com representantes das Polícias Judiciárias Estaduais e uma câmara técnica da RENORCRIM, assegurando a atualização das práticas de investigação frente aos desafios do crime organizado no país.

Entre os principais objetivos do curso estão o fortalecimento das competências investigativas, a cooperação interinstitucional e o aperfeiçoamento da atuação estratégica das forças policiais no combate ao crime organizado em todo o território nacional.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CDP de Nova Independência promove 5ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda

Evento reforça ações de qualificação profissional, inclusão social e preparação para o pós-reclusão O Centro de Detenção Provisória de Nova Independência realizou, em outubro de...

Dengue avança em MS e Três Lagoas registra óbito pela doença

Estado soma mais de 8,4 mil casos confirmados em 2025, segundo boletim epidemiológico Mato Grosso do Sul contabiliza 8.430 casos confirmados de dengue em 2025,...

Anvisa proíbe venda do adoçante alulose no Brasil

Produto não possui histórico de consumo no país nem autorização sanitária para comercialização A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, a distribuição,...