24.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

PMDB sela acordo anti-PT em 10 cidades na BA

Política – 12/01/2012 – 08:01

Progrediu, e muito, a articulação para que PMDB, DEM e PSDB cheguem à eleição de outubro como uma brigada anti-PT na Bahia. O acerto foi pavimentado nas dez maiores cidades baianas. E encontra-se em bom estágio na capital, Salvador.

Comandam a infantaria oposicionista o PMDB de Geddel Vieira Lima, vice-presidente da Caixa, e o DEM do deputado ACM Neto. A dupla Estreita a inimizade movida pelo propósito comum de enfrentar o PT do governador Jaques Wagner.

Participam também do acerto o PSDB, legendas de porte médio como o PR e agremiações miúdas como o PTN. Nos municípios em que houve acerto, vão à cabeça de chapa os candidatos mais bem postos nas pesquisas, independentemente da legenda.

A lista de cidades inclui algumas jóias municipais da coroa baiana. Entre elas Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Alagoinhas. Estima-se para março o desfecho do entendimento de Salvador. A coisa esbarrou em 2014.

Tomado pelas pesquisas, ACM Neto seria o nome mais bem posto do grupo para disputar a prefeitura da capital. Ele prefere, porém, resguardar-se para a futura briga pela poltrona de governador do Estado. O diabo é que Geddel ambiciona a mesma cadeira.

Tenta-se costurar o seguinte entendimento: o DEM retira-se de 2012 e apóia o candidato do PMDB à prefeitura de Salvador: Mário Kertész. Em 2014, encabeçaria a chapa quem exibisse o melhor índice de pesquisa: ACM Neto ou Geddel.

Em política, acordos com prazo de validade de 2 anos são convites à traição. Mas essa é outra história. No momento, ‘demos’ e pemedebês concentram-se na equipagem de um paiol capaz de responder à artilharia do PT na Bahia.

Há, de resto, um complicador adicional. O tucano Antonio Imbassahy também cultiva o projeto de retornar à prefeitura de Salvador. Está em segundo nas pesquisas. Porém, o mais provável é que se renda ao entendimento que o exclui.

Por quê? Unido apenas ao DEM, o PSDB não iria longe. Sozinho, não chegaria a lugar nenhum. Afora os entraves políticos, Imbassahy arrosta uma dificuldade monetária. É baixa, baixíssima sua capacidade de atrair doadores para uma cruzada solitária.

Enquanto a oposição tenta se ajeitar em cena, o PT já levou ao palco seu candidato a prefeito de Salvador. Será o deputado federal Nelson Pelegrino. Escora-se no apoio de Wagner e na perspectiva do suporte de Dilma Rousseff e Lula.

Fonte: UOL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.