10.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho, 2025

PMA iniciou nesta segunda (2) curso de taxidermia na Capital

Educação – 02/04/2012 – 17:04

A Polícia Militar Ambiental começou nesta segunda feira (2), curso de taxidermia (empalhar) de animais silvestres, com o módulo “Taxidermia de peixes”. O curso visa a preparar os policiais para aproveitamento de animais atropelados, ou que morrem no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, fazendo taxidermia e os utilizando em oficinas de educação ambiental, em especial em escolas públicas e privadas, para discutir os problemas relacionados à fauna.

A idéia deste tipo de trabalho é montar museus itinerantes de educação ambiental para ter um atrativo às crianças e adolescentes para discutir as razões que levaram àqueles animais a estarem mortos. Trata-se de uma forma bastante didática, que tem fundamentado e tornado os trabalhos na área de Educação da Polícia Militar Ambiental bastante requisitados, até porque, o museu de fauna itinerante é somente uma das oficinas utilizadas nos trabalhos.

Também há oficina de reciclagem (discute-se – resíduos sólidos), do ciclo da água (discute-se recursos hídricos), a casinha da energia (discute-se sobre energias e seus impactos, bem como energias renováveis e limpas), plantio de mudas nativas (discute-se – desmatamento, assoreamento, importância da flora etc.).

Além disso, é apresentado o teatro de fantoches, com peças discutindo vários temas ambientais. A PMA trabalha em média 20 mil alunos por ano em escolas da Capital e interior e este Núcleo de Educação Ambiental já trabalhou mais de 200 mil alunos no Estado e, no ano passado, recebeu o prêmio Ecologia e Ambientalismo da Câmara Municipal de Campo Grande.

O Curso que terá duração de 200 horas será concluído no dia 20 de abril, com todos os módulos de Peixes, Mamíferos, Répteis e Aves. Participam, além de policiais militares ambientais de MS, mais policiais ambientais, Espírito Santo, Goiás, Rondônia e Tocantins. Policiais do Rio Grande do Sul que eram esperados não puderam vir.

A intenção das Polícias Militares Ambientais de outros Estados é que os policiais aprendam a empalhar os animais, para constituir museus em suas Unidades, para fazerem Educação Ambiental em seu Estado, nos moldes que é trabalhada pela PMA em Mato Grosso do Sul. Ou seja, desenvolver as palestras com oficinas, tipo de trabalho que atinge melhor os objetivos da discussão dos temas ambientais, pois prendem a atenção dos alunos para cada tema discutido.

A PMA espera montar durante todo o curso, em torno de 100 animais silvestres. O curso é ministrado pelos Policiais Militares Ambientais (taxidermistas) Soldado PM Vilson da Silva Souza e CB PM Claudeir Mikoleite.

Fonte: Polícia Militar Ambiental / PMA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas entra em zona de perigo potencial com frente fria; queda nas temperaturas pressiona setor pecuário no MS

A recomendação é para que produtores e população em geral fiquem atentos a possíveis atualizações dos alertas e adotem medidas preventivas, especialmente no campo. Com...

Preso assaltantes que manteve idoso e família sob a mira de armas durante roubo em Três Lagoas

Ação da Polícia Civil prende suspeito de violento assalto que chocou moradores, onde vítimas foram dominadas por trio armado dentro da própria casa.

Detran-MS faz leilão de 127 veículos com lances a partir de R$1 mil

Além de automóveis e motocicletas, sucatas de veículos apreendidos também serão leiloadas