26.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de abril, 2026

PMA e Grupo de Patrulhamento Aéreo utilizam helicóptero para resgatar animais feridos no Pantanal

Os esforços na Operação Pantanal 2023 para combater as queimadas e proteger a fauna e a flora seguem a todo o vapor. O GPA (Grupo de Patrulhamento Aéreo) e a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Miranda fazem sobrevoos para monitorar as áreas afetadas pelos incêndios e resgatar animais feridos.

Eles percorrem nesta terça-feira (21) as regiões do Paiaguás, Morro do Azeite, o trecho de Miranda-Corumbá, a divisa com Mato Grosso e a região conhecida como Touro Morto, no entorno do Parque Estadual do Rio Negro. Ontem (20), eles sobrevoaram a região da Barra do Rio Aquidauana e Touro Morto.

Drone também está sendo utilizado com o mesmo objetivo: monitorar as áreas afetadas pelos incêndios florestais e a fauna silvestre nativa que necessite de resgate.

De acordo com a PMA, no momento, as chamas estão controladas com a ajuda das chuvas.

A tecnologia é uma forte aliada no combate aos incêndios. Imagens via satélite são usadas para verificar a situação das áreas queimadas, os pontos de ignição (locais em que a temperatura está em ponto de combustão, mesmo sem a presença de chama) e de início de incêndio.

Com o cessar das chamas, as equipes também começam as vistorias para tentar verificar se houve ação humana ou algum responsável pelos incêndios.

Até o momento, a PMA resgatou um filhote de tucano que estava fugindo do fogo na região de Miranda. Ele será levado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

Também foi encontrada uma sucuri nas áreas queimadas, mas como ela não estava com indícios de ferimento, não foi necessário o resgate.

Carcaças de animais foram localizadas, principalmente serpentes, que são os animais mais afetados pela dificuldade de fugir das chamas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sanesul informa falta d’água em bairros de Três Lagoas nesta quarta

Fornecimento deve ser normalizado até às 18h, onde imóveis com caixa d’água não serão afetados

Mais de 120 vagas de emprego são disponibilizadas para Três Lagoas nesta quarta

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho

‘Quadrilha do cartão’ é desmantelada após furto em residência e uso indevido em comércios

Polícia Civil recuperou objetos, prendeu suspeitos em flagrante e cumpriu mandado por crime grave durante operação