19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de abril, 2026

PM do Rio prendeu mais de 50 policiais que teriam se recusado a trabalhar

Policial – 10/02/2012 – 16:02

O chefe do Estado Maior Administrativo da Polícia Militar, coronel Robson Rodrigues da Silva, disse nesta sexta-feira (10) ao portal de notícias G1 que 59 policiais foram presos e mais de 100 foram indiciados por crime militar após o início da greve. Segundo o coronel, os policiais se recusaram a trabalhar e foram detidos por desobediência.

Entre os presos, estão nove dos 11 líderes da greve. A Justiça Militar do Rio ordenou a prisão de 11 líderes, mas os nomes dos presos não foram divulgados. Os nove serão levados para o presídio de Bangu 1, e os demais cumprem penas administrativas nos quartéis.

Segundo o porta-voz da PM, coronel Frederico Caldas, a Polícia Militar considera a greve inaceitável. “É inaceitável que policiais cruzem os braços, um serviço essencial para a população. Há um pacto entre a polícia e o povo e ele não pode ser quebrado. Nesse momento os comandantes orientaram os policiais e aqueles que se recusaram a cumprir as normas foram presos por descumprimento, por crime de desobediência “, disse Caldas.

Caldas disse que a greve causou apenas problemas isolados no Rio. Segundo o coronel, a greve não teve adesão em nenhuma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), e a capital está sob controle. No entanto, o coronel alertou que a situação está tensa em algumas cidades do interior, como Campos, Resende e Volta Redonda. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram enviados para essas cidades para garantir a segurança da população.

Policiais civis, militares e bombeiros, entraram em greve nesta sexta-feira (10). O anúncio ocorreu ao final de uma manifestação que durou quase seis horas na noite de quinta-feira, na Cinelândia, centro do Rio, com participação de cerca de 3 mil pessoas, segundo a PM. Os grevistas querem a liberdade do cabo Benevenuto Daciolo, preso no dia 8 de fevereiro acusado de crime militar, e piso salarial de R$ 3.500, além de benefícios como vales de transporte e refeição.

Ontem (9), a Assembleia Legislativa do Rio aprovou aumento de 39% nos salários das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e de agentes penitenciários até fevereiro de 2013, mas o texto final ainda pode sofrer alterações.

Fonte: ÉPOCA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira será de calor intenso e baixa umidade em Três Lagoas

Previsão indica sol predominante, máximas de até 34°C e possibilidade de pancadas isoladas de chuva

Campanha “Sou Cidadão Solidário” é lançada e incentiva doação do Imposto de Renda

Iniciativa mobiliza população para destinar parte do imposto a fundos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos, sem custo adicional ao contribuinte

Falta de água suspende aulas na E.E Dom Aquino Corrêa nesta quarta-feira em Três Lagoas

Unidade terá as atividades retomadas apenas na segunda-feira, 06, devido ao ponto facultativo e ao feriado