30.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Plano de funcionamento é executado no Parque Nacional do Pombo

Cultura – 18/07/2012 – 11:07

O Parque Natural Municipal do Pombo se trata de um dos mais importantes remanescentes de cerrado do Estado, com mais de 3300 hectares, ele abriga diversos representantes da flora e fauna regional. Localizado ao lado da BR 262 entre Três Lagoas e Campo Grande, no Km 97, está passando por uma avaliação e elaboração do Plano de Manejo, que é um documento que irá definir regras a serem seguidas para usufruto do local para desenvolvimento de atividades de educação, turismo ecológico e pesquisas.

De acordo com o engenheiro florestal, Klaus Duarte Barreto, que está no grupo de consultoria responsável pela elaboração do plano de manejo, o local é privilegiado de fauna e flora, e é considerado destaque no Estado por ser uma das poucas áreas deste tamanho que “ainda conserva estes recursos naturais e é de fundamental importância para a região”.

Conforme o engenheiro, o parque tem animais como onça parda, tamanduá bandeira, tatu canastra e outros animais ameaçados de extinção, daí a relevância em preservar. “O parque tem uma riqueza imensurável, precisamos definir o plano de manejo para que haja a preservação”, salienta Klaus.

“O plano de manejo é como um plano diretor, que define as normas que devem ser seguidas. No caso do parque, estabelecer, por exemplo, onde poderá ter trilhas, visitação, locais para pesquisas e afins”, explica Duarte Barreto.

COMPENSAÇÃO

A elaboração do Plano de Manejo que está sendo realizado no parque se dá graças às ações de compensação ambiental da Fibria Papel e Celulose, como forma de retornar em benefícios a obra do ramal ferroviário que será construído em Três Lagoas para melhorar o escoamento da produção por meio de linhas férreas. O engenheiro afirma que isso foi acertado pela empresa junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) o qual destinou o recurso ao município para a elaboração do Plano de Manejo.

PROCESSO

A Unidade de Proteção Integral, de posse e domínio público, sob a categoria de Parque Natural Municipal foi criada por meio de decreto (n°105/06). Conforme matéria divulgada no site oficial da Administração Municipal em 27/11/2006 foi explicada pelo assessor jurídico da prefeitura, Clayton Mendes de Moraes, que a criação do parque, teve como um dos objetivos, assegurar a aplicação dos recursos de compensação ambiental relativos à implantação das empresas Votorantim Celulose e Papel S.A. e International Paper do Brasil Ltda., assegurando, também o recurso indenizatório de outras empresas que, no futuro venham a se instalar no município.

“A prefeita seguiu o que diz o artigo 33 do Decreto Federal n° 4.340, de 22 de agosto de 2002, que estabelece como prioridades para a aplicação dos recursos da compensação ambiental a regularização fundiária e demarcação de terras. Além de garantir que outros recursos provenientes de impactos ambientais fiquem no município, a criação deste

parque vai garantir também um aumento da participação no município na distribuição do ICMS Ecológico”, explicou, na época, Moraes.

O decreto que criou o Parque, também considerou a rara riqueza da biodiversidade local como fator relevante para sua criação, tendo em vista a preservação do patrimônio ambiental. A unidade de proteção integral, que foi denominada “Parque Natural Municipal do Pombo” vai ocupar uma área correspondente a 3.300,0000 hectares, destacado de uma área maior, de 8.246,0000 hectares. Além da preservação do ecossistema natural, o Parque Natural Municipal do Pombo também possibilitará a realização de pesquisas científicas e desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, bem como recreação em contato com a natureza e turismo ecológico.

A área que constitui o Parque Natural Municipal do Pombo foi objeto de desapropriação, nos termos do § 1° do art. 11 da Lei Federal 9.985 de 18 de julho de 2000, sendo a justa indenização paga com os recursos relativos à compensação ambiental decorrente da implantação no território de Três Lagoas das empresas International Paper do Brasil Ltda e Votorantim Celulose e Papel S.A.

Fonte: Ascom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...

Brasil prevê alta de 2,7% na safra de café em 2025

A produção de café no Brasil deve crescer 2,7% na safra de 2025, alcançando 55,7 milhões de sacas, segundo a Conab. Se confirmado, será...

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...