37.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Pix transformou economia e tornou-se indispensável, avaliam setores de MS

Modalidade de pagamento isenta de taxas para pessoas físicas é alvo de investigação dos EUA, sob o comando de Donald Trump

Alvo de investigação do governo norte-americano, o Pix sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil é amplamente defendido pelo setor comercial de Mato Grosso do Sul, que o considera indispensável para o varejo estadual.

O sistema foi citado em um processo aberto pelo USTR (Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos), que investiga o Brasil por supostas “práticas desleais” em serviços de pagamentos eletrônicos. O relatório, divulgado na última terça-feira (15), inclui o Pix entre os tópicos analisados, mesmo sem mencioná-lo diretamente.

A presidente da FCDL/MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul), Inês Santiago, afirma que o Pix, desde sua implementação em 2020, transformou o relacionamento do comércio com os meios de pagamento, proporcionando agilidade, redução de custos operacionais e mais segurança.

Segundo ela, o sistema beneficia especialmente os pequenos lojistas, ao eliminar burocracias, facilitar o controle financeiro e aumentar a competitividade. “Trata-se de um recurso que fortalece a economia local, promove inclusão financeira em todas as regiões do Estado e contribui para a modernização do ambiente de negócios brasileiro”, destacou.

Santiago defende que o Pix seja reconhecido como infraestrutura essencial, com proteção jurídica e institucional contra pressões externas. “O Brasil é um Estado soberano, com plena autonomia para definir e conduzir sua política financeira interna”, completou.

No setor rural, o Pix também é amplamente utilizado. O analista econômico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Jean Carlos da Silva Américo, afirma que a ferramenta se adaptou à rotina do campo, com uso frequente para pagamentos de insumos, fornecedores, transporte e mão de obra eventual.

Américo ressalta que grandes transações e operações ligadas ao comércio exterior ainda utilizam os mecanismos tradicionais, mas destaca a praticidade do Pix para transferências fora do horário comercial e em regiões distantes.

Sobre a investigação dos EUA, o analista aponta que possíveis impactos ainda são incertos, mas alerta para necessidade de cautela e acompanhamento das decisões.

Para o vice-presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Omar Aukar, a investigação norte-americana não deve afetar o uso do Pix nem interferir nas discussões tarifárias entre os países. Ele reconhece que a ferramenta reduziu receitas de bancos e operadoras de cartão, mas considera o Pix um avanço tecnológico que atrai atenção internacional.

Dados do Sebrae/MS e IBGE, através da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, mostram que 54% dos clientes de micro e pequenos empreendedores em MS utilizam o Pix como principal meio de pagamento. O Estado liderou o ranking nacional em 2023 no uso da ferramenta para compras e contratação de serviços. Cartões de crédito e débito aparecem com 14% e 9% de preferência, respectivamente.

O relatório preliminar da USTR aponta que o Brasil pode estar beneficiando serviços locais com o Pix, em prejuízo de empresas norte-americanas, como operadoras de cartão Visa e Mastercard. O documento também investiga temas como pirataria, tarifas sobre produtos dos EUA, corrupção, desmatamento e restrições à transferência de dados.

A reportagem procurou o Banco Central e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para comentar a investigação, mas não obteve retorno até a publicação.

Informações:Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...