20.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de setembro, 2026

Piso do magistério em 2012 é de R$ 1.451

Educação – 28/02/2012 – 06:02

O novo piso nacional do magistério é R$ 1.451 para 2012. O aumentou de 22,22% em relação a 2011 foi definido hoje pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim, informa a Agência Brasil.

No Twitter, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), comemorou o novo piso dos professores e “cutucou” prefeitos e governadores: “Sem dúvida, um avanço! Com a palavra, os estados e os municípios”, escreveu.

Fonte: Maarco Eusebio

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Desfile de 7 de Setembro reúne público na Lagoa Maior

O 7 de Setembro foi marcado por emoção e civismo na Lagoa Maior, em Três Lagoas! Mesmo com o frio da manhã, a população...

Frio não afasta público e 7 de Setembro reúne população na Lagoa Maior em Três Lagoas

Mesmo com as baixas temperaturas registradas na manhã desta segunda-feira, desfile cívico-militar aconteceu normalmente e reuniu comunidade, forças de segurança e instituições

Prefeitura recupera Rua Manuel de Faria Duque e avança com pavimentação no Jardim Maristela

Trecho que havia sido danificado pelas fortes chuvas foi recomposto, enquanto novas vias do entorno recebem pavimentação asfáltica
error: Conteúdo Protegido