22.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

PIB da China tem menor expansão em 2,5 anos

Economia – 18/01/2012 – 07:01

A economia da China cresceu em seu ritmo mais fraco em dois anos e meio no último trimestre e pareceu ter se encaminhado para uma desaceleração ainda mais profunda nos próximos meses, na medida em que diminui a demanda por exportações e o mercado imobiliário enfraquece.

O crescimento do quarto trimestre em base anualizada foi de 8,9 por cento, ligeiramente acima dos 8,7 por cento do que tinham previsto economistas consultados em uma pesquisa da Reuters. A taxa foi a menor desde o segundo trimestre de 2009, quando a economia global mergulhou em profunda recessão.

Os dados divulgados nesta terça-feira podem não satisfazer os investidores, que estavam procurando por um número que fosse ou fraco suficiente para promover uma argumentação claro em favor do afrouxamento das políticas econômicas ou forte o bastante para tranquilizar os investidores quanto a um enfraquecimento da segunda maior economia do mundo.

“A desaceleração não é assustadora, portanto nós não vamos ter uma grande suavização das políticas econômicas”, afirmou Kevin Lai, economista com Daiwa em Hong Kong.

Com a Europa em perigo de entrar em recessão e o crescimento dos Estados Unidos mais fraco, o papel da China na economia global é ampliado.

Apesar de os economistas preverem que o crescimento da China em 2012 será o mais fraco em uma década, uma desaceleração maior colocaria um obstáculo a mais em um crescimento global já afetado.

A taxa de crescimento do quarto trimestre marcou o quarto trimestre seguido em que o crescimento desacelerou.

Alguns analistas acreditam que o crescimento no primeiro trimestre de 2012 será abaixo de 8 por cento, o que é visto como o mínimo para garantir uma criação de empregos suficiente.

“Há mais desaceleração pela frente”, afirmou o analista da Capital Economics Mark Williams, antes da divulgação dos dados do quarto trimestre.

“A demanda europeia por produtos chineses já está baixa e é provável que continue reduzida. A perspectiva para a construção civil -um décimo do PIB- é potencialmente uma preocupação ainda maior .”

Outros dados da China retrataram um cenário misto da economia.

As vendas no varejo cresceram 18,1 por cento em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mais do que o esperado pelo consenso da pesquisa da Reuters, de 17,2 por cento. A produção industrial também superou as expectativas, subindo para 12,8 por cento na comparação anual.

Por outro lado, o investimento em construção de imóveis registrou forte queda em dezembro, e muitos incorporadores alertaram que 2012 deverá ser um ano difícil.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...

Brasil prevê alta de 2,7% na safra de café em 2025

A produção de café no Brasil deve crescer 2,7% na safra de 2025, alcançando 55,7 milhões de sacas, segundo a Conab. Se confirmado, será...

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...