Investimentos para conclusão da fábrica de fertilizantes devem ser detalhados no plano 2025-2029, onde parceria com Embrapa inclui desenvolvimento de produtos sustentáveis.
A Petrobras está em fase de planejamento para retomar os investimentos na conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-3), em Três Lagoas. O projeto inclui a implementação de tecnologias inovadoras, de acordo com informações divulgadas pela Folha de São Paulo. Os detalhes desses investimentos devem ser apresentados no plano estratégico para o período de 2025-2029, previsto para novembro deste ano.
A expectativa é que o processo licitatório para finalizar as obras, paralisadas desde o fim de 2014, seja iniciado em dezembro de 2023, com a meta de operação até o final de 2028. Estima-se que serão necessários cerca de R$ 5 bilhões para completar a UFN-3, que já está 81% concluída. A fábrica terá capacidade de transformar 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia.
No último dia 6 de setembro, a Petrobras assinou um Termo de Cooperação com a Embrapa para o desenvolvimento de soluções tecnológicas focadas em matérias-primas renováveis e produtos de baixo carbono. A parceria abrange o setor de biocombustíveis, química verde e fertilizantes sustentáveis.
A Embrapa está desenvolvendo um protocolo de culturas agrícolas de baixo carbono, como a soja, utilizando técnicas agrícolas sustentáveis. No que diz respeito aos fertilizantes, o objetivo é criar produtos de maior valor agregado, adubos com granulometria diferenciada e insumos que causem menor impacto ambiental.


