25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Petrobras desliga Usina de Três Lagoas por risco de “falha catastrófica”

A Petrobras desligou a usina termelétrica de Três Lagoas por risco de falha catastrófica na estrutura da unidade. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Pulo neste sábado (25).

De acordo com a publicação, a Petrobras manifestou a necessidade de paralisar a usina para realizar uma importante manutenção, porem o Operador Nacional do Sistema (ONS), teria pressionado a estatal a manter o funcionamento da termelétrica.

A ONS determinou que a Petrobras mantivesse a máxima disponibilidade do sistema por conta do atual cenário energético do país. Em sua orientação, a paralisação deveria ocorrer no feriado, entre 5 e 7 de setembro.

A Petrobras, por sua vez, ignorou a recomendação. A estatal disse que faria a paralisação “por recomendações do fabricante (dos equipamentos da usina) e da equipe de engenharia e, ainda, frente ao risco de falha catastrófica desta turbina”. O desligamento, então, ocorreu entre 3 e 5 de setembro.

Ao jornal, a Petrobras declarou que “solicitações de adiamento, postergação ou aprovação de paradas fazem parte da rotina operacional de relacionamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico”.

Já o ONS disse que “como uma das ações para o enfrentamento da escassez hídrica solicitou, em julho deste ano, a todas as usinas geradoras que adiassem suas manutenções a fim de aumentar a disponibilidade de geração”. O órgão disse ainda que “cabe ao agente avaliar a viabilidade técnica e operacional de acatar a solicitação ou não”.

*INFORMAÇÃO CARTA CAPITAL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões

Mato Grosso do Sul registra 816 casos prováveis de dengue em 2026

Boletim da SES aponta 79 confirmações da doença e mais de mil casos prováveis de Chikungunya, não há óbitos registrados até o momento Mato Grosso...