23.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Petrobras abre inscrições para Seleção Pública de Cultura

Cultura – 06/11/2012 – 08:11

Programa promove circulação de peças teatrais em todo Brasil

Maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura abrirá inscrições para a terceira edição na próxima segunda-feira, dia 05/11. O objetivo é contemplar os projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total de investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2013-2014.

Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura: após a triagem administrativa e a análise da comissão de seleção, será feita a análise técnica referente aos quesitos da Lei Rouanet (8313/1991). A novidade deste ano é que, com objetivo de democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do país, serão selecionados, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país. Ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 deverá ser contemplado. Todos os critérios estão detalhados no regulamento.

Desde 2009, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura já viabilizou a circulação de 90 espetáculos teatrais. Até o final deste ano, terão sido realizadas apresentações em todos os Estados do País, atingindo público superior a 300 mil pessoas em mais de 850 apresentações, em cerca de 85 diferentes municípios brasileiros.

Mato Grosso do Sul recebeu 4 peças na última edição

Na última edição do programa, o estado de Mato Grosso do Sul teve a circulação de 4 peças, dentre elas “As Pontes de Madison”, que tem os atores Flávio Galvão e Mayara Magri nos papeis centrais. O espetáculo conta a história de amor vivida pela dona de casa Francesca, que mora numa cidade do Estado de Iwoa nos EUA e o fotógrafo Robert Kincaid da Revista National Geographic, que está de passagem pelo local fotografando as pontes cobertas de Madison. O romance dura apenas quatro dias, mas marca a vida dos dois para sempre.

“O resultado foi muito positivo para a BR, para a classe artística envolvida, mas principalmente para os espectadores de todo Brasil, que tiveram a oportunidade ímpar de assistir espetáculos de qualidade em suas próprias cidades. Cada vez mais buscamos fortalecer o intercâmbio cultural, por isso criamos esse sistema de cota. O objetivo é incentivar que produtoras de mais estados participem e sejam contempladas”, afirma Alena Aló, Gerente de Patrocínios da Petrobras Distribuidora.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Entidades interessadas em vender alimentos já podem se inscrever para a Festa do Folclore

A tradicional Festa do Folclore de Três Lagoas, que chega à sua 35ª edição em 2025, está com inscrições abertas para entidades interessadas em...

4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa movimenta Três Lagoas nesta sexta

Evento reúne sociedade civil para debater equidade, envelhecimento saudável e políticas públicas A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve início nesta sexta-feira...

Jovem de Bataguassu morre subitamente no Presídio de Três Lagoas

Gabriel Júnior, de 23 anos, teve convulsões durante o banho, onde Samu foi acionado, mas ele não resistiu.