26.2 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro, 2025

Pessoas ativas fisicamente têm melhores níveis de atenção

Saúde – 01/05/2013 – 13:05

Novas evidências científicas confirmam o famoso ditado “Mens sana in corpore sano”. Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, demonstraram que pessoas que praticam esportes regularmente têm uma performance cognitiva melhor, ou seja, assimilam informações com mais facilidade, do que pessoas que estão fora de forma.

O estudo avaliou, especificamente, a capacidade de reagir com mais ou menos rapidez diante de estímulos externos repentinos enquanto se realiza alguma tarefa monótona. Os resultados foram publicados no periódico PLoS ONE.

Os pesquisadores contaram com 28 jovens do sexo masculino. Desses, 14 eram estudantes da universidade, tinham de 17 a 23 anos e apresentavam uma baixa aptidão física. Os outros 14 tinham entre 18 e 29 anos e praticavam esportes com frequência (11 pertenciam à Federação de Ciclismo da Andaluzia e outros três eram estudantes da Faculdade de Educação Física).

De acordo com trabalhos anteriores, a atividade física regular promove uma melhora no funcionamento do sistema nervoso autônomo. Isso foi comprovado no estudo espanhol. No entanto, os pesquisadores avisam que são necessárias mais pesquisas para confirmar os resultados.

A equipe atualmente está recrutando grupos de populações diferentes e pretende adotar técnicas como eletroencefalograma para conseguir resultados mais precisos.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comissão especial da Câmara aprova novo Plano Nacional de Educação para a próxima década

Texto segue em caráter conclusivo e pode avançar diretamente ao Senado A Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável por analisar o próximo Plano Nacional...

Colisão com capivara provoca acidente fatal na BR-262 em Campo Grande

Motociclista de 33 anos morre após cair na pista e ser atingida por caminhão conduzido pelo próprio marido Tatiane Gonçalves Medeiros, de 33 anos, morreu...

MS reúne quase 1 milhão de dívidas esquecidas disponíveis para negociação

Serasa aponta ofertas com descontos de até 99% e alerta para oportunidade de limpar o nome Mato Grosso do Sul tem quase 1 milhão de...