20.4 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Pesquisadores testam efeitos anti-inflamatórios e analgésicos de planta encontrada no cerrado de MS

25/07/2016 – Atualizado em 25/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bolsão em Destaque

Projeto de Doutorado da acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jucicléia da Silva Arrigo, vem estudando os efeitos fármacos do extrato do Piper amalago, espécie de planta muito comum no cerrado.

De acordo com a coordenadora do projeto, Profº. Candida Aparecida Leite Kassuya, o extrato da planta é obtido após coleta em parceria com o pesquisador doutor Jonas da Silva Mota, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e com este material são realizados testes em ratos e camundongos para verificar a eficácia da planta.

“Até o momento, tivemos bons resultados quanto aos efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e anti-artríticos. Esta planta tem uso popular há vários anos, por isso a necessidade de um estudo sobre sua real eficácia. Atualmente estamos em uma fase pré-clínica do projeto, após isso faremos os testes de toxicidade para quem sabe, num futuro, transformar o extrato do Piper amalago em um medicamento que atenda à população”, conclui a coordenadora do projeto.

A pesquisa conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal incinera quase duas toneladas de drogas em Três Lagoas

Carga incinerada - haxixe e maconha, são fruto de apreensões realizadas no último semestre pela PF.

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

Medida integra política para implementar educação étnico-racial.

Prefeitura publica resolução com a convocação de dois cargos do Processo Seletivo Unificado

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), divulgou, nesta quinta-feira, 02 de maio, a resolução nº 017/SEMAD/2024 com a...