21.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 21 de outubro, 2025

Pesquisa aponta crescimento no consumo no primeiro trimestre de 2025

FIA Business School indica que os consumidores devem aumentar suas compras no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, mantendo o mesmo ritmo do quarto trimestre do ano passado. O estudo foi baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e manifestações espontâneas de consumidores nas redes sociais sobre suas intenções de compra.

Análise do consumo

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, os dados refletem o consumo das famílias brasileiras. “Comparando o primeiro trimestre de 2025 com o quarto de 2024, a primeira abordagem aponta para a estagnação do consumo. Entretanto, o primeiro trimestre de 2025 será melhor que o mesmo período do ano passado, com um aumento de 3,42%. Estima-se expansão para todas as categorias na classificação do IBGE”, afirmou.

Serviços e segmentos

A análise das redes sociais classificou o varejo em um número maior de segmentos, proporcionando uma visão mais detalhada. Dos 38 segmentos de serviços analisados, 25 apresentaram queda do último trimestre de 2024 para o primeiro de 2025, enquanto 13 mostraram aumento.

Inadimplência

Angelo destacou que, devido ao aumento de atrasos observados, espera-se uma taxa de inadimplência entre 5,37% e 5,70% para janeiro de 2025. Esse resultado é ligeiramente superior à inadimplência de 5,33% de dezembro e inferior aos 5,43% registrados em março de 2024, último mês do primeiro trimestre do ano passado.

Com informações InfoMoney

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher é presa em flagrante por matar companheira de 46 anos no Chácara Imperial

Solene Aparecida Ferreira Corrêa morreu após discussão motivada por ciúmes e questões financeiras, onde já havia sofrido agressões anteriores e suspeita do crime usava tornozeleira eletrônica.

Aos 62 anos, Valmir mantém viva a arte de engraxar sapatos nas ruas de Três Lagoas

Hoje, são poucos os engraxates que ainda exercem o ofício, Valmir é um exemplo de resistência Em tempos de modernidade e rotinas apressadas, algumas profissões...

Três Lagoas, a Cidade da Manga, recebe I Seminário Estadual da Manga

Ação da SEINTRA visa melhorar as condições de tráfego e garantir a limpeza das vias do distrito.