22 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

Peritos criminais pedem que Deputado apoie veto ao projeto que transforma papiloscopistas em peritos oficiais

16/08/2013 – Atualizado em 16/08/2013

Representantes das Associações dos peritos criminais solicitaram ao deputado Akira que vote pela manutenção do veto que transforma papiloscopistas em peritos oficiais

Por: Assessoria

Representantes de associações dos peritos criminais solicitaram na última quarta-feira (14) ao deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) que vote pela manutenção do veto da presidente da República, Dilma Rousseff, ao Projeto de Lei do Senado Federal 244/2009, que transforma papiloscopistas em peritos oficiais.

Durante a reunião, Antônio Cesar Moreira de Oliveira, vice-presidente da Associação dos Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (APO-MS), explicou ao parlamentar sul-mato-grossense que o texto busca transformar em peritos oficiais os ocupantes dos cargos de datiloscopistas policiais, de papiloscopistas e de papiloscopistas policiais, entretanto o Código de Processo Penal (CPP) define que só podem exercer a função os peritos criminais e os médicos legistas.

De acordo com Oliveira, o veto respeita o CPP, uma vez que o código define que é competência exclusiva dos peritos criminais a realização de levantamentos de locais de crime, constituindo transposição de função os papiloscopistas realizarem perícias nestes locais.

Ele ressaltou que o veto tem respaldo dos ministérios do Planejamento, da Justiça e da Fazenda, bem como a Advocacia Geral da União. Também enfatizou que o projeto foi vetado por ser inconstitucional ao dispor sobre o regime jurídico de servidores públicos, contrariando o artigo 61 da Constituição Federal, e que invade competência dos governos estaduais ao tratar de regras relativas à organização da polícia civil.

Também estiveram com o deputado federal, os peritos criminais Elson Gonçalves dos Santos e Alisson Fagner dos Santos Trindade, dos estados do Rio Grande do Norte e do Mato Grosso, respectivamente.

Também estiveram com o deputado Akira, os peritos criminais Elson Gonçalves dos Santos e Alisson Fagner dos Santos Trindade, dos Estados do Rio Grande do Norte e do Mato Grosso, respectivamente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Idoso não é invisível”: Presidente do Conselho reforça papel de conferência em Três Lagoas

Márcio Oliveira foi ao programa Toninha Campos divulgar a 4ª Conferência Municipal dos Idosos, que acontece nesta sexta (4), na UFMS O presidente do Conselho...

Mais da metade dos pacientes internados por doenças respiratórias não se vacinaram

Apenas 40,2% das pessoas atualmente internadas por doenças respiratórias, residentes em Três Lagoas, tomaram a vacina contra a Gripe/Influenza, segundo dados da Vigilância Epidemiológica...

Três Lagoas está fora da lista de barragens com alto risco e grande potencial de dano em MS

Mesmo com 141 estruturas cadastradas, cidade não aparece entre os oito pontos críticos identificados em Mato Grosso do Sul Apesar de concentrar um dos maiores...