25.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Periferarte em Três Lagoas reforça lideranças comunitárias e protagonismo feminino

Jairo Luiz e Manuela Nicodemos, da Secretaria Estadual de Cidadania de MS destacaram a importância do evento para o fortalecimento da comunidade e da autonomia das mulheres em todo o estado.

Na última sexta-feira, 15, o programa A Hora da Notícia, da Caçula FM 96,9, recebeu o subsecretário de Estado de Políticas Públicas de Mato Grosso do Sul, Jairo Luiz da Silva e Manuela Nicodemos Bailosa, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, para discutir o impacto do Perifeirarte, evento realizado neste final de semana em Três Lagoas. O evento, que busca fortalecer lideranças comunitárias e ampliar o protagonismo feminino, foi destaque na entrevista concedida à emissora.

Jairo Luiz da Silva, subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, ressaltou o papel essencial do evento na valorização das comunidades locais. “É a terceira vez em dois anos que venho a Três Lagoas, e sempre sou muito bem recebido. O Perifeirarte é uma iniciativa que vai de encontro às necessidades reais da população, promovendo a cultura, o empreendedorismo e a integração social nos bairros”, destacou.

Manuela Nicodemos, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, enfatizou a relevância do evento para o empoderamento feminino. “Nossa campanha Todas Diferentes, Todas Importantes busca dar visibilidade às mulheres em suas diversas realidades e desafios. Precisamos valorizar suas diferenças sem permitir que elas se tornem desigualdades. O Perifeirarte é um espaço onde essas questões são debatidas e novas oportunidades são criadas”, afirmou.

A subsecretária destacou ainda a parceria do Governo do Estado com o Sebrae, que disponibiliza cursos gratuitos para capacitação profissional de mulheres, incentivando a independência econômica. “Nosso objetivo é que mais mulheres tenham acesso à profissionalização e possam empreender, garantindo sua autonomia financeira e rompendo ciclos de dependência”, explicou Manuela.

Durante a programação do evento, foi realizada uma palestra com o tema Todas Diferentes, Todas Importantes, abordando cidadania e autonomia feminina. “Trabalhamos na prevenção da violência e no fortalecimento da autoestima. Quando uma mulher entende seu valor e seus direitos, ela consegue se libertar de relações abusivas e buscar novas oportunidades”, reforçou a subsecretária.

A entrevista também abordou a luta contra a violência de gênero, tema que tem sido amplamente debatido em Mato Grosso do Sul. “Os serviços especializados são fundamentais, mas precisamos investir mais na prevenção para evitar que novos casos de feminicídio aconteçam. A capacitação profissional e a rede de acolhimento são ferramentas essenciais para garantir a segurança e a dignidade das mulheres”, afirmou Manuela.

Ela ainda reforçou a necessidade de ampliar a rede de atendimento especializada no estado. “Nosso objetivo é garantir que os 79 municípios tenham um Centro de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, com assistência psicológica, social e jurídica. Além disso, queremos ampliar o suporte também para os filhos dessas mulheres, garantindo um futuro mais seguro e igualitário”, concluiu.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...