23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 28 de janeiro, 2026

Pecuária enfrenta desafios, mas busca modernização e eficiência, afirma presidente do Sindicato Rural de TL

Bruno Ribeiro destaca o impacto da sucessão familiar e a expansão de outras culturas, como o eucalipto, no declínio do rebanho bovino na região.

Em entrevista ao programa “A Hora da Notícia” da Rádio Caçula nesta terça-feira, 1º, Bruno Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL), falou sobre os desafios e transformações enfrentados pela pecuária no município. Apesar das dificuldades, Ribeiro acredita que o setor está se adaptando às novas realidades e adotando estratégias para se manter competitivo. Hoje, onde antes colocávamos uma cabeça por alqueire, agora colocamos três por hectare. A pecuária é mais produtiva, com investimentos em confinamento e tecnologias para otimizar a produção”, afirmou.

O aumento dos incêndios em áreas rurais tem gerado preocupação no Sindicato Rural de Três Lagoas. Bruno destacou a importância de ações de apoio aos produtores afetados pelo fogo, mas alertou para o impacto da desinformação. “A falta de conhecimento sobre as verdadeiras causas das chamas muitas vezes gera controvérsias equivocadas sobre o setor agropecuário”, afirmou.

Ribeiro também ressaltou fatores que têm influenciado mudanças no setor, como a falta de mão de obra especializada e a questão da sucessão familiar. “Muitos produtores arrendam suas terras para o eucalipto ou outras culturas mais rentáveis. Além disso, os filhos nem sempre querem dar continuidade à pecuária, o que provoca uma transformação na atividade”, explicou.

De acordo com dados da Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, o número de cabeças de gado em Três Lagoas sofreu uma queda expressiva nas últimas décadas. Em 2001, o rebanho somava mais de 917 mil cabeças, mas em 2023 esse número caiu para menos de 500 mil. O declínio acompanha o crescimento de indústrias de celulose e a expansão das plantações de eucalipto, que têm alterado o uso da terra na região.

Embora a diversificação econômica tenha trazido benefícios, a pecuária segue relevante. Entre 2014 e 2021, o rebanho de gado na cidade registrou uma queda de aproximadamente 10%, com tendência de declínio contínuo nos anos seguintes. A situação em Três Lagoas reflete um movimento semelhante em outros municípios da região, onde o avanço de novos setores também impacta o setor agropecuário.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional da Costa Leste conquista selo Green Kitchen Nível III

Certificação concedida pela USP reconhece boas práticas em alimentação hospitalar, segurança alimentar e compromisso ambiental da unidade em Três Lagoas.

Com terços nas mãos e fé no coração, comunidade se une para pedir a volta do Mestre Armando

Comunidade reagIU com fé e mobilização, após transferência inesperada de figura histórica do Centro Juvenil da Vila Piloto

Morre a professora Marta Meza, referência em educação e fé em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Educadora faleceu nesta quarta-feira (28); Caçula lamenta a perda e presta solidariedade aos familiares e à comunidade escolar Faleceu nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a...