01/08/2014 – Atualizado em 01/08/2014
Para maior segurança na passagem das peças, a empresa Furnas teve que desligar a energia das torres de transmissão durante algumas horas neste fim de semana
Por: Da Redação/MC
Depois de um ano de trabalho, outras duas peças gigantes que virão para a Fábrica de Fertilizantes da Petrobrás, em Três Lagoas, chegaram em Foz do Iguaçu-PR e desembarcaram no porto do Rio Paraná naquela cidade.
Os últimos dois equipamentos que restavam para concluir o transporte total das peças até a UFN-3, em Mato Grosso do Sul já estão no ponto de embarque no Lago de Itaipu, aguardando para seguir viagem pelo reservatório até alcançar o destino final.
A maior peça é a absorvedora de CO2, com 52,1 metros de comprimento e 493 toneladas. A menor peça é o vaso de gás, com 148 toneladas, mas é mais larga, com 6,95 metros de largura.
Para maior segurança na passagem das peças, a empresa Furnas teve que desligar a energia das torres de transmissão durante algumas horas neste fim de semana.
De acordo com a empresa encarregada pelo transporte, as peças devem seguir viagem ainda nesta semana.
Para tanto, é necessário que o reservatório esteja na cota de 219,30 para que a balsa com as peças consiga transportar pelo canal de navegação em Guaíra.
O traslado terrestre pelo perímetro urbano de Foz do Iguaçu teve o apoio do Foztrans, Guarda Municipal e Marinha. As ruas pelas quais as peças passaram serão reparadas devido a estragos provocados pelo excesso de peso.
A previsão para chegada em Três Lagoas não foi informada pela empresa responsável pelo transporte, mas a estimativa é que ocorra em até 30 dias.
